Iniciativa que institui Programa Bolsa Atleta em Novo Hamburgo está em vista de 15

por Tatiane Souza última modificação 02/06/2021 19h46
02/06/2021 – O vereador Darlan Oliveira (PDT) pediu vista de 15 dias ao substitutivo apresentado por Gustavo Finck (PP) e que institui o Programa Bolsa Atleta, na sessão desta quarta-feira, 2. O texto previa a concessão de apoio financeiro a esportistas não profissionais residentes em Novo Hamburgo. “A implementação da proposta permitirá que atletas de diversos esportes possam receber um estímulo para prosseguir no seu aperfeiçoamento rumo a novas vitórias”, destacou o autor no corpo do projeto.
Iniciativa que institui Programa Bolsa Atleta em Novo Hamburgo está em vista de 15

Foto: Daniele Souza/CMNH

O pedido de vista foi aprovado por unanimidade. O autor Gustavo Finck se prontificou a retirar o projeto, caso o Executivo apresente uma proposta igual ou melhor a sua. “O Executivo justificou que essa ideia já está contemplada pelo governo do Estado. Acontece que a Lei Estadual nº 14.853/2016 tem pedido de revogação por iniciativa do deputado Issur Koch. Eu ajudei na construção deste projeto em nível estadual e espero que a Administração, ao regulamentar o Fundo Municipal do Esporte, coloque uma rubrica no Orçamento do Município para viabilizar o Bolsa Atleta Municipal”, disse o parlamentar. 

Cristiano Coller (PTB) ressaltou que Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e ele tiveram uma reunião com o secretário Daniel Becker e que a conversa está bem adiantada. “Estamos ajudando com algumas ideias. O Bolsa Atleta Municipal também será contemplado pelo Fundo Municipal do Esporte”, afirmou. 

Felipe Kuhn Braun (PP) destacou a importância do debate criado sobre o assunto e, sobretudo, do esporte para os jovens. “Cada real investido em esporte, se reflete em menos gastos nas outras áreas. Como parlamentar e cidadão, reconheço o trabalho que o colega Finck desenvolve nesta área do esporte”, apontou. 

Enio Brizola (PT) disse que todo o debate não pode ser pessoalizado, mas deve ser realizado de uma forma politizada. Votei contra o projeto da academia da juventude, e já expliquei a minha posição ao Finck, mas votaria a favor da bolsa atleta. Antes da pandemia, tínhamos seguidamente pessoas da comunidade e estudantes pedindo apoio aos vereadores aqui na tribuna. Temos de agir enquanto Câmara. Acho importante a participação do Gustavo nessas discussões que estão acontecendo no Executivo”, salientou o petista. Quanto ao debate no Legislativo, afirmou ser importante desde que não seja depreciativo, mas ideológico ou de crítica ao projeto. “Que a comunidade avalie o trabalho de cada um de nós”, afirmou. 

Sergio Hanich (MDB) mencionou que, desde que entrou na Casa, apresenta anualmente uma emenda junto ao Orçamento Municipal. “Eu nunca consegui aprovar essa ideia que destinava R$ 100 mil a todos os cidadãos que nos procuram para pedir ajuda para participar de algum evento representando a nossa cidade – pessoas com grande potencial, mas sem condições financeiras para mostrar o seu talento”, falou. 

Ica finalizou a discussão salientando que todos podem esperar boas notícias para o segmento esportivo da cidade.

Leia o Substitutivo na íntegra.

Pedido de Vista – Requerimento que tem a finalidade de conceder maior prazo para a análise de um projeto, adiando sua votação. É feito para no máximo 15 dias, só podendo ser renovado uma vez.

registrado em: ,