Guarda Municipal posicionará viatura no Centro durante as madrugadas até o final das obras de revitalização

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/04/2019 21h16
04/04/2019 – Dando continuidade a uma demanda tratada ao longo de toda a semana, a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro realizou nova reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira, 4 de abril, abordando a questão da segurança na região atingida pelas intervenções. Entre os encaminhamentos resultantes do encontro, que uniu poder público, órgãos de segurança e comerciantes, está o comprometimento de que a Guarda Municipal posicionará, da meia-noite às 7h, uma viatura na área central, inibindo atividades criminosas. A medida deve ser adotada até a entrega das obras.
Guarda Municipal posicionará viatura no Centro durante as madrugadas até o final das obras de revitalização

Crédito: Kassiane Michel/CMNH

A informação foi garantida pelo secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, que alertou, contudo, que o veículo poderá se deslocar para atender a chamados em outros bairros. O Executivo também será acionado para intensificar as ações de poda e reforçar a iluminação das vias centrais, reduzindo pontos cegos e esconderijos. O comerciante Rudimar Machado afirmou que essas ações minimizariam as ocorrências e ressaltou que mesmo materiais de construção têm acobertado criminosos.

Leia mais:

- Comerciante relata assaltos e arrombamentos em lojas do Centro

- Comissão Especial que trata das obras do Centro busca solução para violência na região

O vice-presidente administrativo do Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas), Ricardo Model, lembrou que a situação do Centro tem agravado a crise do comércio local. “Precisamos de um policiamento mais presente e efetivo, principalmente à noite”, sinalizou. O secretário Jungthon e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, salientaram que os números de ocorrências têm diminuído nos últimos anos, o que não comprova o fenômeno alegado de que a insegurança aumentou com as obras.

São quatro anos de decréscimo em todos os indicadores. Também para termos de comparação, nossos números estão muito melhores que os de São Leopoldo, cidade vizinha. Não podemos desmantelar nosso planejamento por percepções que não se comprovam”, alertou Uberti, que atribuiu grande parte da culpa pela sensação de insegurança a falhas na legislação penal e no sistema prisional. “Se eu consigo prender 40 vezes a mesma pessoa, não é problema policial. Mesmo assim, estamos implorando por 45 novos militares só para Novo Hamburgo. E isso para que eu consiga ficar com 50% do meu efetivo previsto, que ainda não seria o ideal”, afirmou.

O tenente-coronel informou ainda que, embora a análise criminal não aponte uma necessidade de atenção maior para o Centro, um atendimento especial foi despendido. “A Brigada Militar está fazendo o que é possível, mas aceitamos sugestões e parcerias”, indicou. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL NH), Jorge Stoffel, recordou conversa com o comando do BPM no início da semana e questionou ao secretário de Segurança a possibilidade de providenciar o espelhamento das câmeras de monitoramento. Jungthon garantiu que o compartilhamento é viável e ficou de acertar com Uberti os procedimentos necessários.

Campanha de conscientização

Corroborando os discursos do secretário e do comandante do 3º BPM, o diretor de Gestão Integrada da Prefeitura, Claiton da Silva, reforçou a importância dos boletins de ocorrência, os quais considera a principal fonte da análise criminal. “São eles que permitem, inclusive, negociar reforço junto ao CRPO (Comando Regional de Policiamento Ostensivo). É necessária uma mudança de cultura, incentivando os registros. Coloco-me à disposição das entidades que queiram pactuar a realização de uma campanha de conscientização, pensando no longo prazo”, pontuou.

A relatora da comissão especial, Patricia Beck (PPS), falou sobre o medo de andar pelo Centro à noite e reiterou o anseio de trabalhar a prevenção ao crime. A vereadora sugeriu a criação de um grupo de WhatsApp com moradores, comerciantes, Brigada Militar e Guarda Municipal, auxiliando no monitoramento, e questionou a possibilidade de contratação, dentro da verba obtida por empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de empresa de segurança privada. Jungthon disse que encaminhará a demanda para a equipe que gere os recursos.

O presidente da comissão, Enio Brizola (PT), perguntou ao secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, presente na reunião, sobre a situação dos moradores de rua no Centro. Bota destacou que o número de moradores tem aumentado devido ao fechamento de casas de atendimento em Sapiranga e São Leopoldo. “Já chegamos a 80 atendimentos no Centro Pop, porque recebemos moradores de rua de outras cidades”, revelou. O secretário informou que, a partir da próxima semana, serão redobradas as abordagens sociais da equipe técnica da pasta. Ele ainda antecipou que um estudo está sendo realizado para a implantação de uma casa de passagem 24 horas no Município. Brizola solicitou cuidado ao poder público para não promover um processo de higienização no Centro, visto não ter sido comprovada a relação entre a questão da segurança e a presença dos moradores em situação de rua.

Atuação da Guarda

O diretor da Guarda Municipal, Ulisses da Silva, salientou que a corporação tem atuado em ações integradas junto a outros órgãos de segurança e estendeu horários de forma a contemplar a questão do Centro com maior atenção. O diretor ainda falou sobre a importância do ônibus da Guarda como fator inibidor de atos criminosos e enfatizou a presença de agentes na região até a meia-noite – atendimento que será prolongado após pedido da comissão e dos comerciantes.

Além de Enio Brizola e Patricia Beck, a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro é composta também pelos vereadores Cristiano Coller (Rede), Felipe Kuhn Braun (PDT), Gabriel Chassot (Rede) e Inspetor Luz (MDB), que não puderam participar do encontro – Felipe e Peteffi foram representados por suas respectivas assessorias. Convidado pela comissão, o delegado Tarcísio Kaltbach, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, também não compareceu à reunião.

Comissão especial

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.

registrado em: ,