Gestor ambiental divulga projeto vencedor de prêmio nacional de sustentabilidade na Comam

por Tatiane Souza última modificação 04/12/2019 15h09
03/12/2019 – O gestor ambiental e mestre em Engenharia Civil, Thiago Tepasse de Brum, participou nesta segunda-feira, 2, da reunião da Comissão de Meio Ambiente (Comam) para divulgar projeto implantado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. A iniciativa teve como foco identificar os principais resíduos gerados na instituição e melhorar os processos internos para reduzir os custos e os impactos ambientais. O projeto venceu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2019.
Gestor ambiental divulga projeto vencedor de prêmio nacional de sustentabilidade na Comam

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A iniciativa foi desenvolvida pelo gestor ambiental para a dissertação de mestrado, e a aplicação, realizada na casa de saúde junto à equipe de enfermagem no segundo semestre de 2018, enquanto Brum atuava como responsável técnico na instituição. O grupo também ficou encarregado de promover ações de orientação sobre o tema dentro dos setores do hospital. 

Brum também explicou que os resultados tiveram grande impacto ambiental, visto que, em dois meses, reduziu-se em mais de 20% a quantidade de resíduos infectantes gerados pelo hospital. A economia foi de cerca de R$ 70 mil. A ideia, segundo ele, é expandir o projeto para as demais unidades de saúde do Município. 

O presidente da comissão, Enio Brizola (PT), parabenizou Brum pela iniciativa, destacando o impacto e a importância do projeto para a conscientização e para a educação ambiental. Por sugestão do vereador, o grupo de trabalho encaminhará ao Plenário voto de congratulações pela pesquisa. O requerimento é uma forma de reconhecimento e de incentivo a outras iniciativas na área hospitalar. 

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

A premiação é concedida anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacaram por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.