Gerson Peteffi é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo em 2020

por Jaime Freitas última modificação 12/12/2019 14h23
11/12/2018 – Foram eleitos nesta quarta-feira, 11 de dezembro, os ocupantes dos quatro cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo para o ano de 2020. O vereador Gerson Peteffi (MDB) foi escolhido presidente com 9 votos a 5. O emedebista terá como vice o colega de partido Raul Cassel. A primeira-secretária Semilda-Tita (PP) e o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB) completam a chapa eleita durante a última sessão ordinária do ano. A nova Mesa diretiva exercerá mandato de um ano, fechando a 17ª Legislatura da Câmara.
Gerson Peteffi é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo em 2020

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Pela segunda vez na atual legislatura, a maior bancada do Legislativo hamburguense emplaca representantes na Mesa Diretora. Em 2019, os dois cargos mais altos dentro da hierarquia parlamentar foram exercidos pelo presidente Raul Cassel e pelo vice e agora eleito presidente, Gerson Peteffi.

Palavras do presidente eleito

“Estou no meu sétimo mandato e chego novamente à presidência depois de 21 anos. Gostaria de saudar a presença dos meus amigos aqui presentes, das pessoas que nos apoiam e dizer que a minha forma de administrar é com discrição e paciência. Eu gostaria também de dizer que a nossa conduta, e aqui falo em nome dos demais colegas da Mesa, será baseada no processo eleitoral democrático. Seremos magistrados na condução dos trabalhos. Nesta Casa ninguém precisa se preocupar, ninguém será perseguido ou vilipendiado nas suas ideias, ideias essas que são defendidas com muita ardor aqui na Tribuna. Devemos viver democraticamente, respeitando uns aos outros, mesmo que não concordando com nossos pensamentos ou ideologias. Sou um homem feliz, tranquilo e realizado. Na atividade médica acumulo 35 anos de serviço prestado aos cidadãos de Novo Hamburgo. Agradeço muito emocionado, um coração que já estava um pouco endurecido com todos esses anos dentro da política. Que tenhamos um ano pródigo e de realizações. Muito Obrigado”, destacou Gerson Peteffi.


Manifestação dos parlamentares

“Talvez alguns colegas não tenham coragem de colocar as questões como devem ser postas, e não as faço levando para o lado pessoal. Eu espero que no seu ano à frente da presidência o senhor seja muito presente, que cumpra o Regimento Interno, que faça reunião semanal da Mesa Diretora, porque eu vou cobrar que o senhor tenha uma postura independente representando o Legislativo hamburguense e não a Prefeitura Municipal”, disse a vereadora Patricia Beck (PP).

“Gostaria de fazer uma manifestação tendo em vista ser essa a última Sessão Ordinária da Casa em 2019. Tivemos um mandato bastante tranquilo neste ano, encaminhamos todos os projetos que entraram aqui para avaliação do Parlamento foram votados. Os últimos que estavam nas Comissões Permanentes serão votados ainda no dia de hoje, na Sessão Extraordinária. Eu tenho muito a agradecer aos componentes da Mesa deste ano, que participaram e dividiram as decisões. Tenho muito a agradecer aos colegas vereadores que permitiram que nós conduzíssemos as sessões com equilíbrio e equidade nas participações e nas falas. Procuramos ser austeros neste ano. Não tivemos viagens, não tivemos gastos extraordinários. Tenho muito a agradecer funcionários dessa Casa, servidores públicos que contribuíram de muitas formas, como com o projeto de votação eletrônica, um serviço tecnológico de grande impacto na transparência do Legislativo e que consumiu poucos recursos públicos. Tivemos muitas outras ações que serão relatadas na entrega da prestação de contas que faremos na próxima semana. Na área administrativa e contábil mudamos algumas coisas. Todos os presidentes que aqui passaram deixaram alguma marca, deram o seu rumo. E isso é normal. Encerro essa participação agradecendo a todos que colaboraram com a nossa gestão, desejando Feliz Natal e um Ano Novo próspero para todos, desejando que a presidência do Dr. Gerson Peteffi seja profícua e que consiga levar da melhor maneira os destinos da Câmara e do Poder Legislativo no ano que vem, especialmente porque é um ano eleitoral, quando as coisas acabam ficando um pouco mais atribuladas”, dissertou o atual presidente da Câmara, Raul Cassel.

Embora a sessão ordinária desta quarta tenha sido a última do ano, outras duas sessões extraordinárias já estavam previstas. A primeira ocorreu ao término da sessão ordinária de hoje e a segunda acontece às 11 horas da próxima sexta-feira, 13 de dezembro. A partir do dia 16 de dezembro, a Câmara entra em recesso parlamentar até 31 de janeiro, retomando suas atividades no dia 3 de fevereiro de 2020. Durante o período, setores administrativos da Casa e gabinetes funcionam normalmente. O mandato da atual Mesa Diretora, composta por Raul Cassel (MDB), Gerson Peteffi (MDB), Gabriel Chassot (Rede) e Cristiano Coller (Rede), encerra-se no dia 31 de dezembro. A primeira sessão ordinária de 2020, cujos trabalhos já serão conduzidos por Gerson Peteffi, deve ser realizada no dia 3 de fevereiro.

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.

Confira a lista com todos os vereadores que ocuparam a Presidência da Câmara.

Comissão Representativa

Durante a sessão, também ficou definida a Comissão Representativa, que atuará durante o recesso parlamentar – entre 16 de dezembro e 31 de janeiro. Entre as atribuições do grupo, composto por cinco membros efetivos e quatro suplentes, estão o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do Município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão o presidente Gerson Peteffi e os vereadores Cristiano Coller, Nor Boeno, Semilda-Tita e Inspetor Luz. Os suplentes são Vladi Lourenço, Sergio Hanich e Raul Cassel. Uma vaga de suplente não foi preenchida.