Experiência da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo inspira parlamentares de Santa Rosa

por Maíra Kiefer última modificação 10/06/2022 17h02
10/06/2022 – O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, receberam na última quarta-feira, 8, Rafael Rufino (MDB) e Maicon Zamboni (PP), vereadores do município de Santa Rosa. Os representantes da cidade do noroeste gaúcho fizeram uma visita para conhecer o trabalho desenvolvido pelo braço educacional do Parlamento hamburguense.
Experiência da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo inspira parlamentares de Santa Rosa

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Criada em setembro de 2020, a Escola do Legislativo de Santa Rosa tem como ações “Câmara vai à Escola” e “Vereador por um dia – Estudante”. A ideia dos vereadores era buscar a experiência da instituição hamburguense, que acumula quase oito anos de história e projetos de incentivo à cidadania.

A diretora Maria Carolina explicou as atividades promovidas ao longo da trajetória da Escola do Legislativo, com destaque à implantação e desenvolvimento do Projeto Vereador Mirim, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017 e que até 2019 incentivou a participação de estudantes municipais na política, levando-os a conhecer o Palácio 5 de Abril e a aprender de forma prática as atribuições e os deveres dos parlamentares. A iniciativa, que teve três edições em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi temporariamente interrompida devido à pandemia da Covid-19 e deve ser retomada em 2023. Ela esclareceu que, ao longo da pausa das programações presenciais, foram mantidas ações remotas, destacando-se a série de lives Cidade (In)visível, realizada em parceria com APMNH e a OAB Subseção Novo Hamburgo.

A Escola retomou as atividades na sede do Legislativo na semana passada, com a relização do 1º Encontro de Escolas de Governo do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu a partir de parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e a Rede de Escolas Municipais de Governo do Rio Grande do Sul. A servidora falou sobre a importância dessas cooperações para a realização dos eventos e formações. 

registrado em: