Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores

por Daniele Silva última modificação 08/06/2022 20h58
08/06/2022 – No início do mês, o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos de Melo, revelou que a instituição iniciou estudos para eventualmente assumir os tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. A informação foi bem recebida pela Câmara, que mantém tratativas com diferentes instâncias governamentais para trazer o atendimento de volta ao município. Desde o final de maio, a referência foi integralmente transferida do Hospital Regina para o Hospital Bom Jesus, em Taquara.
Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nesta quarta-feira, 8, a Câmara aprovou por unanimidade moção de aplauso à Unimed pela iniciativa. O documento, elaborado por Ricardo Ritter – Ica (PSDB), recebeu também as assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Fernando Lourenço (Avante), Gerson Peteffi (MDB), Gustavo Finck (PP), Inspetor Luz (MDB), Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB).

“A transferência para Taquara gerou grande manifestação da comunidade hamburguense, pois o deslocamento dificulta ainda mais os atendimentos já difíceis pela gravidade da enfermidade. A comunidade e principalmente os pacientes oncológicos gostariam que tal atendimento voltasse a acontecer em nosso município. Ficamos ansiosos e esperançosos de que tal estudo aponte viabilidade”, destaca o texto.

Leia na íntegra a Moção nº 27/2022.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.