Estudantes da EMEF Salgado Filho apresentam projetos sobre cuidados com o meio ambiente e incentivo à leitura

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/10/2017 20h25
11/10/2017 – A convite do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho voltaram à tribuna da Câmara de Novo Hamburgo nesta quarta-feira, 11 de outubro, para apresentar três iniciativas pedagógicas desenvolvidas com as turmas de 6º a 8º ano. Ao longo do período letivo, os estudantes trabalharam projetos voltados à conscientização sobre a importância da água e da manutenção das áreas verdes e ao incentivo à leitura e à prática da escrita.

No projeto “Da importância da água à construção de um experimento que retira a água do ar”, orientado pelo professor Leandro Beck, os alunos estudaram sobre a raridade de água potável no planeta e a necessidade de buscar alternativas para sua obtenção. Eles apresentaram pesquisas e descreveram protótipo elaborado para condensar a água presente no ar atmosférico. Os alunos aproveitaram a presença na sessão para solicitar apoio financeiro para participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O vereador Sergio Hanich (PMDB) comprometeu-se a pleitear emenda na Lei Orçamentária Anual que permita a indicação de verba para a viagem. Antes disso, no final do mês, o trabalho será apresentado na Mostratec, organizada pela Fundação Liberato.

Estudantes do 7º ano da escola também realizaram o projeto “Construção de um livro”, trabalho interdisciplinar voltado para os caminhos possíveis para a prática literária. O objetivo era incentivar tanto a habilidade de escrever quanto o gosto pela leitura. O vereador e escritor Felipe Kuhn Braun (PDT) disponibilizou-se a tentar maneiras de publicar os trabalhos realizados pelos alunos. Issur Koch (PP) também colocou-se à disposição para mediar contatos com gráficas e editoras. “Acho importante ressaltar que os professores não são obrigados a desenvolver esses projetos, mas o fazem por boa vontade”, salientou Issur.

Alunos do 8º ano trabalharam o tema “Áreas verdes”. Os estudantes analisaram a possibilidade de inclusão de áreas verdes em setores urbanos, especialmente em zonas com grande presença de crianças e jovens, proporcionando locais de lazer. Os alunos elaboraram sugestões para a inclusão de praças em áreas escolares no bairro Canudos. Os parlamentares parabenizaram a iniciativa e corroboraram o pedido dos jovens. “Encaminharemos sugestão ao Executivo para que estudem o atendimento a essa demanda”, relatou a presidente da Casa, Patricia Beck (PPS).

Impostos e distúrbios psicológicos

Na última quarta-feira, dia 4, alunos de 4º, 5º e 8º ano da EMEF Senador Salgado Filho já haviam apresentado aos vereadores os projetos “Tributos x Conhecimento x Cidadania” e “Distúrbios psicológicos”. O objetivo dos trabalhos era, respectivamente, inteirar as crianças sobre o sistema de arrecadação e contrapartida de valores pagos nas diferentes esferas governamentais, bem como conscientizar os jovens sobre os mecanismos de prevenção ao suicídio.