Estudantes apresentam projeto de reciclagem de embalagens de medicamentos

por Jaime Freitas última modificação 29/04/2019 23h10
29/04/2019 – Atendendo ao convite, via Requerimento nº 299/2019, de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), as alunas do Curso Técnico de Mecânica da Fundação Liberato, Isadora Silveira da Costa e Pâmela Nitsche de Souza, ocuparam a tribuna na noite desta segunda-feira, 29 de abril, para apresentarem o Projeto Blister - Missão Abu Dhabi, com o foco na reciclagem de embalagens de medicamentos. As estudantes foram selecionadas para participar da Expo Science International, que vai acontecer em setembro, em Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos.
Estudantes apresentam projeto de reciclagem de embalagens de medicamentos

Maíra Kiefer/CMNH

Em 2017, Isadora e Pâmela desenvolveram o projeto “Estudo e Caracterização da Reciclagem Mecânica do Blister de Medicamentos”, que são as cartelas utilizadas pela indústria farmacêutica. O objetivo principal do trabalho é realizar o aprimoramento do processo de reciclagem mecânica do blister de medicamentos, sem gerar eventuais riscos para o meio ambiente. O Brasil, conforme levantado na pesquisa, é o sétimo mercado mundial em volume de medicamentos vendidos, descartando incorretamente de 10 a 28 mil toneladas de medicamentos junto as seus invólucros.

“As embalagens de remédios que todos temos em casa e descartamos diariamente no lixo comum prejudica crucialmente o meio ambiente. Com esse projeto, participamos da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, que aconteceu na nossa cidade. Foi um momento muito especial e importante para nós”, disseram as alunas. 

Dando continuidade ao projeto e com a ajuda de muitas pessoas que engajaram-se com a ideia das mais diversas formas, conseguimos viajar para Recife, em Pernambuco, para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia – Fenecit. Lá em Recife, fomos surpreendidas ao ganhar o 1º lugar na categoria Engenharias e o credenciamento para a Expo Sciences International – Esi, que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2019. Infelizmente não possuímos verba suficiente para cobrir o valor das inscrições, hospedagens e das passagens de ida e volta e por isso estamos aqui solicitando auxílio. Toda e qualquer ajuda é bem-vinda, seja divulgando, comentando ou mesmo doando. Nós viemos aqui esta noite para pedir a colaboração de vocês para que a gente possa representar não só o nosso município, mas sim o Brasil nessa feira, o que vai ser um grande aprendizado para nós", pedem as estudantes.

Ficamos muito felizes pela vinda de vocês. Os caminhos da pesquisa, da produção científica e da materialização em uma apresentação são a realização dos pesquisadores. Vocês já estão trazendo aqui essa materialização. Que possamos auxiliá-las para que consigam atingir seus objetivos, levando esse estudo ao conhecimento do mundo”, disse Felipe Kuhn Braun.

A meta de arrecadação envolve o custo das inscrições e o valor das passagens, que é de R$ 15.000,00. Doações podem ser feitas por meio do serviço online “Vakinha”, pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-blister-missao-abu-dhabi.

Os e-mails de contato, para qualquer dúvida ou sugestão, são: costaisadora998@gmail.com e pamelanitsche199@gmail.com.