Escolas Adolfina Diefenthaler e João Goulart participam de palestra do Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 15/08/2018 18h30
13/06/2017 – A fase de palestras do Projeto Vereador Mirim da Câmara Municipal de Novo Hamburgo está chegando ao fim. Na tarde desta terça-feira, 13, alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEFs) Adolfina Diefenthaler e Presidente João Goulart participaram do 4º encontro, realizado no Plenário da Câmara. “Ao recebermos as visitas da comunidade escolar, temos a oportunidade de debater com os alunos e os professores questões fundamentais de cidadania, valorizando o ambiente democrático”, ressaltou o diretor interino da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich.

Estavam presentes os vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Nor Boeno (PT). Felipe falou brevemente sobre a história da professora Adolfina Diefenthaler, que dá nome a uma das escolas, e destacou a importância do projeto para que os alunos aprendam a importância da política desde jovens. Brizola lembrou a importância do governo do presidente João Goulart e felicitou a escola por usar seu nome, destacando a atuação desse político gaúcho em projetos voltados a classe trabalhadora. Nor aconselhou os alunos presentes a acreditarem que podem mudar a comunidade, lembrando também da representativa feminina para as garotas, usando os exemplos da prefeita Fátima Daudt e da presidente da Casa, Patrícia Beck (PPS).

Segundo Friedrich, que também é palestrante, os encontros são importantes para uma maior conscientização sobre os direitos e deveres inseridos na Constituição Federal. “Estimulamos a comunidade para participação nas atividades da Câmara, apontando a responsabilidade de todos no cuidado com o bem comum”. Ele também ressaltou que, por meio do contato direto com os vereadores e servidores da Câmara, os alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais as atividades do parlamento municipal, na compreensão do importante papel do Legislativo na busca de melhorias para a cidade.

Nesta fase do projeto, além das palestras realizadas na Câmara, os professores reforçam as informações com o material pedagógico elaborado de forma multidisciplinar. “Temos a convicção de ajudar a lançar pequenas sementes de cidadania e contribuir para uma gestão pública mais eficiente, onde comunidade e Câmara, juntos, assumem seu protagonismo político.”

Como parte de um projeto de plantio de árvores desenvolvido na escola Adolfina, alunos da instituição entregaram sementes de ipê amarelo para os parlamentares. Outras ações de cidadania implantadas por estudantes foram citadas durante a palestra. 

Próximas etapas do Projeto Vereador Mirim

No dia 20 de junho será realizada a última palestra do Projeto com as EMEFs Senador Salgado Filho e Presidente Nilo Peçanha. O trabalho será continuado em sala de aula, com o material pedagógico desenvolvido conjuntamente pela Câmara e Secretaria Municipal de Educação, até o final de julho. Neste período, cada uma das sete escolas participantes fará a eleição para escolha de dois vereadores e um suplente. No segundo semestre, haverá a diplomação dos vereadores mirins, em sessão realizada na Câmara. A partir daí, será feito um trabalho conjunto, escola e comissão de apoio, para a elaboração de eventuais projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências, dentre outros, que serão apresentados em uma última sessão, a ser realizada no final do ano.

 

Histórico

A EMEF Adolfina Diefenthaler está localizada na rua Helmuth Rückert, nº 111, no bairro São José, que foi uma das primeiras áreas da cidade ocupada pelos imigrantes alemães, a partir de Hamburgo Velho.

Durante muitos anos, era a principal ligação entre Hamburger Berg e Dois Irmãos. O nome é uma homenagem aos católicos, maioria entre os colonizadores.

A escola foi inaugurada em 18 de março de 1954. Inicialmente o prédio era de madeira com duas salas de aula, dois banheiros e uma cozinha, e ficava localizada na rua Tamoio, na Vila Diehl.

A administração atual conta com a diretora Daniela Pontes Flor e a vice-diretora Andrea Zimmer. Já a coordenação pedagógica é formada por Joice Maria Lamb e Daiana Lahm, sendo orientadora educacional Léa Cristina Borges dos Santos e a coordenadora do Mais Educação, Gisele Ramos. Atualmente, a escola conta com cerca de 700 alunos, que são atendidos por 34 professores.

João Goulart

A EMEF Presidente João Goulart já esteve presente na 1ª palestra, e, desta vez, trouxe mais uma turma de alunos para participar da 4ª palestra, valorizando assim a importância deste trabalho junto à comunidade escolar.

registrado em: