Entrevero Cultural de Peões chega a sua 30º edição a partir desta quinta-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/04/2018 21h40
11/04/2018 – O atual peão farroupilha, Jhonatã Leindecker, utilizou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira, 11 de abril, para convidar vereadores e toda a comunidade hamburguense para o 30º Entrevero Cultural de Peões. No evento, que ocorre em Lomba Grande entre os dias 12 e 14 de abril, serão escolhidos os novos peão, piá e guri do Estado, representantes da cultura, identidade, valores tradicionais e habilidades artísticas, campeiras e de artesanato do gaúcho. O concurso é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Entrevero Cultural de Peões chega a sua 30º edição a partir desta quinta-feira

Fotos: Thanise Melo/CMNH

Leindecker foi escolhido peão farroupilha em 2017 representando a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. Os representantes de cada região tradicionalista são avaliados em provas campeiras, culturais, escritas, orais e artísticas.

O vereador Enio Brizola (PT) ressaltou que Jhonatã Leindecker cumpriu seu mandato com muito afinco, representando o tradicionalismo gaúcho. Disse que estará presente prestigiando o evento. O peão falou que trabalhou a imagem de Novo Hamburgo por todo o Rio Grande do Sul e que, agora, os tradicionalistas vêm prestigiar a cidade.

Subvenção

O Legislativo aprovou em março a concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 60 mil ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo da Querência de Lomba, quantia repassada pela Prefeitura a fim de custear a 17ª edição do Rodeio Nacional de Novo Hamburgo e o 30° Entrevero Cultural de Peões. A expectativa é de que as atividades do Entrevero reúnam cerca de cinco mil pessoas em Lomba Grande.

O quê: 30º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul

Quando: De 12 a 14 de abril

Onde: Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (rua Albano Guilherme Konrath, 1035 – bairro Lomba Grande)

 

- Programação:

Dia 12 (quinta-feira)

9 horas – Recepção das delegações

16 horas – Carreteada da Amizade

19 horas – Missa Crioula

20 horas – Despedida dos peões

Dia 13 (sexta-feira)

8h30 – Prova escrita

13h30 – Início das provas artísticas

21 horas – Sessão solene de instalação do 30º Entrevero Cultural de Peões

Dia 14 (sábado)

8h30 – Início das provas de galpão

13h30 – Exibição de lança ao couro e início das provas de campo e encilha

22h30 – Fandango e divulgação dos resultados do 30° Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul (no NH Hall, na avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2484 – bairro Liberdade)