Em vista projeto que sugere coleta domiciliar de móveis e eletrodomésticos em desuso

por Jaime Freitas última modificação 11/05/2022 19h36
11/05/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou pedido de vista de 6 dias do vereador Gerson Peteffi (MDB), a uma sugestão de projeto de lei que será enviado à prefeita Fátima Daudt. O texto, elaborado pelos vereadores Darlan Oliveira (PDT) e Peteffi, propõe a criação do Programa Cata Entulho. O objetivo da matéria é evitar o descarte irregular de móveis, computadores e eletrodomésticos a partir da disponibilização dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos bens.
Em vista projeto que sugere coleta domiciliar de móveis e eletrodomésticos em desuso

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

De acordo com o Projeto de Sugestão nº 2/2022, o recolhimento ocorreria mediante agendamento prévio junto ao poder público. O programa não se aplicaria à coleta de materiais provenientes de demolições, aterros ou podas de árvores. “Além de um fim social, eis que todo material em bom estado pode ser reciclado, o Cata Entulho tem o evidente propósito de preservação do meio ambiente. O projeto visa a deixar a cidade mais limpa, trazendo uma oportunidade para que a população possa realizar o descarte de maneira correta e regular”, defendem os autores.

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a Ordem do Dia.