Domingo por Elas oferece serviços e informações ao bairro Canudos

por Daniele Silva última modificação 18/08/2022 20h56
17/08/2022 - O bairro Canudos receberá a 5ª edição do Domingo por Elas. Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a ação alia atendimentos gratuitos voltados à comunidade a orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência doméstica. O evento ocorrerá na rua Rio Grande do Sul, no trecho entre as ruas Odon Cavalcante e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no dia 21 de agosto, das 14h às 17h. Em caso de chuva, será transferido para o dia 28. A atividade integra o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero.

No local, profissionais voluntários estarão disponíveis para realização de cortes de cabelo, exames oftalmológicos e testes rápidos. Os cidadãos poderão também fazer o cadastro único, para acessar os serviços de assistência social do município. Haverá ainda brechó a preços acessíveis e apresentação da Banda da Brigada Militar.

A procuradora especial da mulher, vereadora Tita (PSDB), ressalta a importância de alcançar mulheres dos mais diversos locais da cidade e de envolver toda a família na luta pelos direitos femininos. A primeira edição do evento ocorreu no bairro Boa Saúde, em 2019, posteriormente foram realizadas no Santo Afonso e no Kephas.

Leia mais: - Entidades oferecem serviços e informações na 4ª edição do Domingo por Elas

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.