CPI do Transporte Público: Ex-diretor presta esclarecimentos sobre serviço de bilhetagem

por Daniele Silva última modificação 04/07/2024 18h34
04/07/2024 – O serviço de bilhetagem eletrônica foi o tema da sétima oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Novo Hamburgo. A sessão realizada nesta quinta-feira, 4, teve a presença do ex-diretor administrativo-financeiro da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), Joel Gross. A empresa é responsável pela gestão dos cartões e compra de passagens.
CPI do Transporte Público: Ex-diretor presta esclarecimentos sobre serviço de bilhetagem

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Saiba mais sobre a CPI

Em virtude da legislação eleitoral, Gross desligou-se da empresa em 4 de abril, pouco mais de 20 dias antes do início da operação do Sistema Integrado de Mobilidade (Mixmob). O ex-dirigente explicou que, apesar de a Comur ter assumido a bilhetagem do zero sem obter informações da antiga concessionária, não houve maiores dificuldades. Para isso, foi realizado novo cadastramento de pessoas idosas, com deficiência, estudantes e das empresas.

Outra atividade de responsabilidade da companhia é o sistema de acompanhamento dos coletivos. "Graças ao trabalho realizado desde 2017, a Comur tinha em seu caixa um aporte necessário para licitar uma empresa, por meio de pregão eltrônico. A que assumiu, Transdata, ficou em segundo lugar. A primeira foi desclassificada por não atender aos requisitos do edital", informou.

Segundo ele, a transparência está assegurada porque o sistema acompanha em tempo real tudo o que acontece nos ônibus, com o número de passageiros gratuitos e pagantes. As informações são repassadas tanto para a Comur quanto para a Prefeitura. Questionado sobre os itinerários, no entanto, ressaltou que não é de responsabilidade da companhia e sim da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Líder de governo na Câmara, Ricardo Ritter – Ica (MDB) garantiu que o Executivo está empenhando em solucionar os problemas do transporte que, na sua percepção, está melhorando a cada dia. Ica lembrou ainda que a licitação era aguardada há muitos anos na cidade e possibilitou a troca de empresas que operavam a cerca de 50 anos.

A sessão teve a participação do presidente da CPI, Inspetor Luz (PP); do relator, Raizer Ferreira (PSDB), e da secretária ad hoc, Lourdes Valim (Republicanos).

Próxima oitiva será realizada na quinta-feira, 11, com a convocação do advogado da Comur Fabio Tomasiak e do ex-diretor-geral da Comur, Paulo Kopschina.

 Leia também: - CPI do Transporte Público de Novo Hamburgo realiza sexta oitiva

 - CPI do Transporte Público: representantes de trabalhadores relatam problemas nos ônibus

 - CPI do Transporte Público de Novo Hamburgo realiza quarta oitiva

 - CPI do Transporte Público: ex-diretor alerta que ônibus só cumprirão horários se houver corredor exclusivo

 - Secretária de Desenvolvimento Urbano presta depoimento à CPI do Transporte Público

 - CPI do Transporte Público: colegiado cobra soluções durante primeira oitiva

 

Assista à oitiva na íntegra: