Consepro pede ajuda da Câmara para ampliar apoio aos órgãos de segurança

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/03/2022 01h08
14/03/2022 – Atendendo a convite do vereador Vladi Lourenço (PSDB), o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro), Jurandir dos Santos, compareceu à sessão desta segunda-feira, 14, para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade. Durante sua manifestação, ele falou sobre o compromisso da atual diretoria em resgatar a credibilidade e a força da instituição e pediu o apoio do Poder Legislativo.
Consepro pede ajuda da Câmara para ampliar apoio aos órgãos de segurança

Foto: Daniele Souza/CMNH

“Vocês são conhecedores das necessidades da nossa segurança pública. Quase que diariamente os órgãos nos procuram solicitando verba para as mais diferentes finalidades. No final do século passado, o Consepro tinha uma arrecadação significativa. Com essa receita, conseguia atender muitas demandas. Temos um compromisso de fazer ressurgir o nosso Consepro, que permaneceu durante muito tempo adormecido. Buscamos apoio em algumas empresas e instituições bancárias. O Município também tem nos recebido. Temos muito a fazer, mas, sem recursos, nada fazemos”, pontuou Santos, que ocupa a presidência da entidade desde 2020.

Formado por membros voluntários, o Consepro tem por objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança por meio do repasse de equipamentos e promoção de cursos e treinamentos. O conselho conta com representantes de entidades comunitárias e empresariais e sobrevive de doações da comunidade. Embora seja uma pauta de responsabilidade do Estado, o conselho busca agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança por meio de processos mais céleres. A instituição também se dedica a ouvir reclamações e sugestões da comunidade e pleitear soluções junto ao poder público.

Aporte da Câmara

No final do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo indicou a destinação de R$ 300 mil para o Consepro. Santos salientou a importância dos aportes de outras instâncias governamentais para o aparelhamento das forças de segurança. “Temos acompanhado em outros municípios um apoio muito importante das prefeituras. Elas ajudam seus respectivos conselhos, que revertem os valores em investimentos que beneficiarão a própria comunidade”, explicou.

Em 2021, as verbas arrecadadas pelo Consepro em Novo Hamburgo permitiram reformas em sedes da Brigada Militar e da Polícia Civil, bem como a aquisição de equipamentos e uniformes. As necessidades, contudo, são bem maiores. O objetivo do conselho é ampliar as fontes e volumes de doações para garantir investimentos em videomonitoramento e cercamento eletrônico e a compra de viaturas, motocicletas e drones.

Dedução do ICMS

Um dos trabalhos realizados pelo Consepro consiste na abordagem a empresas da cidade explicando a existência do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg). A iniciativa governamental possibilita o direcionamento de parte dos valores recolhidos como ICMS para o Fundo Comunitário Pró-Segurança. “Estamos trabalhando para que esses recursos venham com destinação certa e não caiam em um caixa único do Estado”, acrescentou Santos.

Integrantes da Comissão de Segurança Pública da Câmara, os vereadores progressistas Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck se colocaram à disposição do Consepro. “O tema da segurança é muito caro para nós, hamburguenses. Somos reféns do próprio medo”, alertou Felipe. “Temos que trabalhar também com os nossos deputados, que sempre podem contribuir. É com parcerias formadas que conseguiremos construir algo”, sugeriu Finck.

Com reconhecimento de utilidade pública desde 1980, o Consepro de Novo Hamburgo ocupa hoje uma sala junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL NH). Para doações e mais informações, é possível entrar em contato pelos telefones (51) 3594-3610 e (51) 99989-4239. “O Consepro nunca parou totalmente, mas queremos ressurgir como uma força importante para os órgãos de segurança”, finalizou o presidente.

registrado em: