Concursados da guarda municipal esperam há dois anos por nomeação e pedem mais transparência do Executivo

por Tatiane Souza última modificação 15/02/2022 01h17
14/02/2022 – Por Requerimento verbal do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Gustavo Finck (PP), aprovado pelos demais parlamentares da Casa, William Soares, representante dos aprovados do último concurso da Guarda Municipal, edital 2020, usou a tribuna na sessão desta segunda-feira, 14. Ele solicitou que o Legislativo auxilie o grupo, cobrando da Prefeitura maior transparência e agilidade nas nomeações. Ao todo, 170 pessoas foram aprovadas e aguardam há dois anos serem chamadas.
Concursados da guarda municipal esperam há dois anos por nomeação e pedem mais transparência do Executivo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Sabemos que 30 concursados serão chamados, mas queremos um cronograma detalhado. Lutamos por mais transparência no repasse dessas informações”, disse Soares. Ele comentou que haveria uma nomeação no final de janeiro, o que acabou não acontecendo. Segundo o concursado, se aprovada a aposentadoria especial, 80 guardas devem deixar o trabalho. Se isso não ocorrer, o número diminui para 50. "Uma das propostas da atual Administração é aumentar o efetivo e não somente a repor os cargos. Queríamos que nos esclarecessem isso e também como funcionará as cotas raciais, que fazem parte do nosso edital”, defendeu. 

Conforme Soares, muitos dos que aguardam a nomeação largaram do emprego para estudar para este concurso. “Quem sofre também é a segurança pública. É comum relatos de empresários e prestadores de serviços criticando a  insegurança da cidade”, concluiu. 

Gustavo Finck agradeceu o emprenho e a dedicação dos aprovados. “Todos sabemos a importância da Guarda Municipal, que está prestes a comemorar 30 anos de atuação em nosso Município. Que vocês logo possam fomentar ainda mais a segurança em Novo Hamburgo".

Felipe Kuhn Braun (PP) cumprimentou os aprovados e destacou o merecimento de cada um, já que se esforçaram, estudaram e foram aprovados em um concurso público por mérito. O vereador ressaltou que dá para sentir na fala de Soares a angústia dos concursados. 

O presidente Cristiano Coller (PTB) desejou que logo os novos guardas possam ser vistos na rua protegendo a população hamburguense.