Comitesinos debate renovação de membros para a gestão 2019/2021

por Jaime Freitas última modificação 12/07/2019 20h31
12/07/2019 - Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, a quarta reunião ordinária de 2019 do Comitê de Preservação, Gerenciamento e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), no auditório da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, em São Leopoldo. Na pauta, a renovação da composição do comitê para a gestão 2019/2021. O vereador Sergio Hanich (MDB), que integra o comitê em nome da Câmara Municipal, foi representado no encontro por sua coordenadora de gabinete, Simone Beatris de Oliveira.
Comitesinos debate renovação de membros para a gestão 2019/2021

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Estão abertas as inscrições para participar do processo eleitoral do Comitesinos, gestão 2019-2021. O cadastramento de entidades que tenham atuação na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos interessadas em disputar uma vaga para o colegiado pode ser feito até o dia 15 de julho. A publicação no Diário Oficial do Estado do documento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) que autorizou o certame ocorreu em 14 de junho.

As inscrições podem ser feitas na secretaria-executiva do Comitesinos, na Unisinos, ou na secretaria-executiva do Conselho de Recursos Hídricos (CRH/RS), em Porto Alegre. Clique aqui para ter acesso à ficha cadastral de entidades membro já participantes, das entidades novas e para ver o documento publicado no Diário Oficial. 

Comitesinos

Serjão é membro eleito da instituição, representante da Câmara Municipal de Novo Hamburgo na instância máxima que gerencia a bacia hidrográfica de um dos rios mais importantes do Rio Grande do Sul, o Rio dos Sinos. O principal objetivo do Comitesinos é formar um espaço político de negociação entre usuários para firmar acordos que resultem em “assegurar água para todos durante o tempo todo”, além de conscientizar sobre questões hídricas. A instituição tem como base a Lei Estadual nº 10.350/1994, em seus Artigos 13 e 14, com complementação de informação no Artigo 15. Os encontros mensais, abertos à comunidade, contam com a participação de usuários da água, representantes da população da bacia, órgãos da administração direta estadual e federal e demais parceiros, com o objetivo de avançar nas questões relacionadas à bacia do Rio dos Sinos e propor, ainda, sugestões e espaço para apresentação de trabalhos que possam contribuir às atividades pensadas para a sustentabilidade do Sinos.

registrado em: ,