Comissões de Saúde e Segurança elegem novos presidentes

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/02/2022 18h56
10/02/2022 – A segunda semana do ano legislativo marcou a definição dos cargos das oito comissões permanentes da Câmara de Novo Hamburgo. Na segunda-feira, 7, as Comissões de Saúde e de Segurança Pública decidiram pela escolha de novos presidentes. A primeira será comandada por Raizer Ferreira (PSDB), que faz sua estreia no colegiado. Já a segunda ficará sob responsabilidade do vereador Gustavo Finck (PP).
Comissões de Saúde e Segurança elegem novos presidentes

Fotos: Rodrigo Westphalen/CMNH

O progressista terá a companhia do relator Darlan Oliveira (PDT) e do secretário Felipe Kuhn Braun, também do PP. “Eu recebo muitas demandas relacionadas à pauta da segurança. Acho que a comissão tem todas as condições de fazer esse papel de interlocução entre o cidadão e o Executivo. Temos também a questão da Guarda Municipal, que é muito ativa, mas precisa ser fortalecida. São necessários investimentos para melhorar ainda mais esse serviço de qualidade”, destacou Finck.

O grupo se reúne novamente na próxima segunda-feira, 14, quando serão recebidos candidatos aprovados em concurso público da Guarda Municipal, mas que ainda aguardam nomeação. A pauta prevê também a discussão sobre a situação de insegurança relatada por moradores do bairro Alpes do Vale, na zona norte da cidade.

Saúde

na Comissão de Saúde, Raizer Ferreira será ladeado pelo relator Vladi Lourenço (PSDB) e pela secretária Tita (PSDB). Remanescente do último ano, Vladi fez parte de um colegiado atuante na busca por uma solução para o corte de repasses estaduais ao Hospital Municipal, previsto pelo programa Assistir. O assunto inclusive foi uma das principais pautas destacadas pelos vereadores na reunião de segunda-feira. A comissão quer manter o diálogo com lideranças do Estado e da região metropolitana por um desfecho favorável para o município.

Na terça, 8, o Piratini anunciou a ampliação do prazo de transição do programa. O acordo permitirá uma redução gradativa dos valores repassados aos hospitais que observarão perdas com a implantação da iniciativa. O corte total estipulado pelo Assistir ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo é de quase R$ 21 milhões anuais (o equivalente a 63,8% da quantia recebida até 2021).

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.