Comissão vistoria obras do Centro de Inovação Tecnológica

por Daniele Silva última modificação 04/09/2019 19h32
04/09/2019 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara (Coosp) visitou a construção do Centro de Inovação Tecnológica de Novo Hamburgo (CIT), localizado no bairro Canudos, na manhã desta quarta-feira, 4. O objetivo foi vistoriar o andamento da obra, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com entrega prevista para o final de outubro. O grupo de trabalho é formado por Patricia Beck (PP), presidente; Fernando Lourenço (SD), relator; e Vladi Lourenço (PP), secretário.
Comissão vistoria obras do Centro de Inovação Tecnológica

Fotos: Daniele Souza/CMNH

No local, os parlamentares foram recebidos pelo secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, pelo diretor de Obras Públicas da Prefeitura, Paulo Schmidt, e pelo arquiteto Dante Bohn, responsável técnico da empresa contratada para a execução do serviço. A intervenção acontece em um prédio ocioso, que retornou para o Município em 2017, e cuja estrutura já existia há dez anos. “Fizemos o projeto em cima dessa construção já existente e vimos que ela contemplava as necessidades para implantação do CIT”, explicou Bohn. Segundo o profissional, a previsão inicial para entrega da obra seria em julho. Após aditamento, a construtora deverá cumprir novo prazo, que se encerra em outubro. Bohn explicou que grande parte da estrutura é pré-montada e, assim que entregue e instalado, todo o espaço interno estará praticamente concluído. A intenção, conforme o arquiteto, é manter a fachada em concreto aparente e fazer painéis em grafite em alguns locais, visando um local com aparência moderna, característica dos ambientes inovadores.

O engenheiro Paulo Schmidt ratificou a informação quanto à previsão de entrega, lembrando que a instalação das esquadrias, do elevador e da subestação de energia representam um percentual significativo da obra. A implementação do espaço integra o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), umas das ações financiadas pelo BID em Novo Hamburgo. O prédio abrigará diversas empresas e startups brasileiras e internacionais no objetivo de fomentar a área de tecnologia no Município. Sobre a escolha do local, Raizer explicou que foram observados vários terrenos, mas não havia tempo hábil para iniciar uma construção do zero. "Temos aqui uma grande área, com boa infraestrutura e ótima localização, muito próxima à Prefeitura." O gestor ressaltou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha para buscar os empreendimentos que deverão se instalar no CIT.

A vistoria, segundo a presidente da Coosp, vereadora Patricia, ocorreu pela importância da construção e, especialmente, por ela integrar a programação de investimentos do BID na cidade. "Tínhamos uma preocupação com o prazo, pois, caso não fosse cumprido, o Município teria que arcar com os custos para finalizar o projeto. Vimos que está tudo dentro do cronograma e temos a garantia do secretário e técnicos envolvidos de que a entrega ocorrerá na data prevista", finalizou a parlamentar.

Centro de Inovação Tecnológica (CIT)

O Centro de Inovação Tecnológica (CIT) faz parte do componente Desenvolvimento Econômico do PDMI, executado pela Prefeitura e financiado pelo BID. O prédio fica na rua Mundo Novo, no bairro Canudos, possui 7.385 metros quadrados e será totalmente sustentável, com aproveitamento de água e luz solar. O investimento é de R$ 7,05 milhões. A construção terá paredes modulares adaptáveis ao tamanho das empresas que se instalarem. Um auditório com espaço para 160 pessoas, um elevador com acessibilidade e um espaço de conveniência com lounge e outros ambientes também estão projetados.

A responsável pela obra é a empresa São Gabriel. O contrato abrange serviços técnicos, fundações e estruturas, paredes e painéis, cobertura, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, além de impermeabilização, revestimentos, pisos, pinturas, urbanização e instalações especiais.

* Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.