Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/06/2020 21h31
27/05/2020 – Acionada pela vereadora Patricia Beck (PP), a Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus reuniu-se após a sessão desta quarta-feira, 27, para analisar uma série de manifestações de funcionários que atuam na ala Andorinha do Hospital Municipal, reservada para o atendimento a pacientes com Covid-19. Os pedidos incluem melhores condições de trabalho e a concentração de seus esforços apenas em funções relativas ao novo coronavírus. Conforme Patricia, os próprios profissionais se sentem desconfortáveis se deslocados para outros setores do hospital, por eventualmente exporem terceiros ao risco de contaminação. A comissão especial da Câmara encaminhará ofício à Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) elencando as ponderações dos funcionários.
Comissão parlamentar pleiteará melhores condições de trabalho para funcionários em atendimento a pacientes com Covid-19

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

O documento também deve contemplar um pedido de maior cuidado quanto à exposição de agentes comunitários de saúde, que mantêm suas rotinas de visitas domiciliares, e solicitará informações sobre a estruturação da rede de atendimento à Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. “Sabemos que pacientes estão sendo transferidos para Porto Alegre por não haver leitos de UTI disponíveis na cidade. Estamos preocupados e queremos saber qual alternativa Novo Hamburgo encontrará, porque, se tivermos superlotação nos hospitais da Capital, podemos ter negada a referência dos nossos pacientes para lá. A cidade precisa se organizar com leitos de UTI para atender a demanda, que, infelizmente, temos observado que aumentou com a chegada do frio”, pontuou Patricia.

Até a noite de domingo, 26, a Prefeitura de Novo Hamburgo registrava quatro óbitos de moradores da cidade em decorrência da doença, além de outros 130 casos confirmados. A reunião da comissão foi presidida pelo vereador Enio Brizola (PT) e contou com as participações de Felipe Kuhn Braun (PP) e Raul Cassel (MDB).

Comissões especiais

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.