Comissão organizadora começa divulgação do Seminário de Desenvolvimento Econômico

por Maíra Kiefer última modificação 19/11/2019 12h14
23/10/2019 – A equipe organizadora do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo deu início na manhã de terça-feira, 22, a uma série de visitas para divulgar a segunda edição do evento, agendada para 12 e 13 de novembro. O grupo visitou a redação do Jornal NH para apresentar os objetivos da iniciativa e detalhar a programação dos dois dias – o primeiro deles dedicado a palestras e o segundo destinado a oficinas. Eles foram recebidos pelo diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Editorial Sinos, Miguel Schmitz.
Comissão organizadora começa divulgação do Seminário de Desenvolvimento Econômico

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Capitaneado pelo Legislativo hamburguense, por meio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e da Escola do Legislativo, o evento terá inscrições gratuitas (formalizadas pelo link bit.ly/FormulariodoSeminario) e certificação. Com a participação de mais entidades, o seminário contará este ano com um formato diferenciado, dando oportunidade de capacitação ao público inscrito. Os assuntos abordados nas oficinas, que ocorrerão tanto no Palácio 5 de Abril quanto na Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo, serão internacionalização de negócios; inovação e empreendedorismo social; soft skills; tecnologias para o desenvolvimento de negócios; e bioprocessos e biotecnologia na região. Ao término do evento, está programada uma visita técnica ao Hub One, ambiente que mescla empreendedorismo e modernização, situado no Campus II da Universidade Feevale. A novidade é que os interessados poderão se cadastrar para cada uma das atividades de formação, independentemente de participarem do dia de palestras.

Para os idealizadores, a sinergia entre representantes de diferentes áreas da sociedade hamburguense – poder público, instituições de ensino, empresariado, comércio, serviços e indústria – ajudará a cidade a se preparar para o seu centenário, ampliando a gama de alternativas que alavanquem a economia local. “Ninguém promove inovação sozinho. Então, conectados em rede nós temos muito mais potencial. O primeiro seminário discutiu as cadeias produtivas, a partir da questão do calçado, da reestruturação do segmento. Agora é tempo de aproximar essa nova economia dessas empresas para que elas, dentro da sua caminhada, possam buscar a atualização tecnológica para competir em um mercado globalizado”, sinalizou o vereador Enio Brizola (PT), presidente da Cofin.

Além do parlamentar, estiveram presentes ao encontro o presidente do Legislativo, Raul Cassel (MDB); o diretor da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich; a servidora da Câmara responsável pela Procuradoria Especial da Mulher, Maria Carolina Seitenfus Hagen; a coordenadora do eixo Simplificação e Desburocratização do Avança, Angela Passos; o presidente do IBTeC, Paulo Griebeler; o diretor do Câmpus Avançado Novo Hamburgo do IFSul, Rocelito Lopes de Andrade; a professora do IFSul Daniele Gonçalves de Souza; o professor e pesquisador de Gestão e Empreendedorismo da Fundação Liberato Pedro Roque Giehl, o coordenador de Infraestrutura da IENH, Luciano de Oliveira Maurina; a diretora regional do Campus I da Uergs, Adriana Leal Abreu; e a responsável pelo atendimento especializado Sebrae Novo Hamburgo, Susana Ströher .

A Cofin é composta pelos vereadores Enio Brizola, Gerson Peteffi (MDB) e Nor Boeno (PT).


Confira a programação completa do 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo:


Veja fotos das reuniões preparatórias para o Seminário:

Seminário Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

 

Em 2018, foi elaborada a Revista Novos Rumos com o conteúdo debatido na primeira edição.

Clique aqui para ver o PDF na íntegra