Comissão especial realiza mais uma vistoria em obras do Centro

por Jaime Freitas última modificação 01/03/2019 19h30
01/03/2019 – A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo realizou uma visita de campo na manhã desta sexta-feira, 1º de março, onde fiscalizou o andamento das intervenções. O presidente da comissão, Enio Brizola (PT), o vereador Inspetor Luz (MDB), a vereadora Patricia Beck (PPS) e o chefe do gabinete do vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), Régis Steffens, percorreram várias ruas da área central atingidas pelos trabalhos, entre elas a avenida Pedro Adams, a rua Joaquim Nabuco, o Calçadão e as bancas da Praça do Imigrante. Na oportunidade, o grupo parlamentar conversou com comerciantes locais, que manifestaram descontentamento com o ritmo lento das obras.
Comissão especial realiza mais uma vistoria em obras do Centro

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Brizola informou que a fiscalização desta manhã teve como principal objetivo ver se as obras avançaram alguma coisa deste a última vistoria realizada pelos parlamentares, no dia 12 de fevereiro. “Percebemos que há um volume maior de obras, porém concentradas em alguns pontos, como na Joaquim Nabuco. Conforme informações daqui, dos próprios comerciantes, na data de ontem (28 de fevereiro), havia uma presença maior de trabalhadores, e o que nós percebemos agora é que, parece, foi concluída a parte de drenagem nesta parte da Pedro Adams. A empresa vem fazendo os trabalhos por etapas, ainda destoando do que nós havíamos combinado em reunião realizada na Prefeitura, na segunda-feira passada (25 de fevereiro). Na oportunidade, ficou acertado de que não seriam abertas novas frentes de trabalho antes de concluir as já existentes, entregando-as finalizadas, para o uso da população, ou, pelo menos, ampliando um pouco mais a mobilidade aqui no Centro. É só ver que na Pedro Adams continuamos com um trecho extenso de bloqueios, penalizando mais os cidadãos e o comércio local”, relatou o parlamentar.

Comissão Especial de Obras Leia mais:

Obras no Centro: reunião define ato de protesto e nova fiscalização dos parlamentares

Cidadãos e vereadores criticam ausência de explicações por parte de consórcio responsável pelas obras no Centro

Comissão de Acompanhamento das obras do Centro pedirá presença de representantes de empresa na sessão

Prefeitura e vereadores debatem andamento das obras do Centro

Comissão especial realiza primeira vistoria em obras do Centro

Sobre o Calçadão, Inspetor Luz informou que haviam floreiras que dificultavam a entrada de caminhões do Corpo de Bombeiros. “Retiraram parte das floreiras que obstruíam, mas ainda há partes de construções que precisam ser removidas, para que seja possível que veículos de socorro possam manobrar no local”, destacou.

Comissão Especial de Obras 2Patricia Beck observou alguns avanços, mas afirma que ainda há muito por fazer. “Vimos que não são todas as frentes que contam com força total. Conversando com os próprios comerciantes, chegamos a conclusão que um dia é uma rua que recebe mais atenção, em outro, uma frente diferente é que concentra mais trabalhos. Começam e não terminam, como, por exemplo, uma calçada que vimos na Joaquim Nabuco. Aqui, no Calçadão, diversas mangueiras de água estão expostas, aguardando o fechamento de buracos. Ainda falta melhorar a sintonia da obra, para realmente as coisas andarem de forma mais conjunta e rápida. É preciso acelerar para não prejudicar ainda mais o comércio aqui do nosso Centro. A obra é importante, ninguém é contra, mas ela precisava ter sido melhor planejada e, já que não foi, agora é o momento, nessa reta final, de concentrar esforços para concluí-la de vez”, ressaltou a vereadora, que é relatora da Comissão Especial.

Compõem ainda a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo os vereadores Cristiano Coller (Rede) , Gabriel Chassot (Rede) e Gerson Peteffi (MDB).

Saiba mais

Motivada por reivindicações de moradores e comerciantes, a Câmara instituiu, mediante requerimento aprovado na sessão do dia 19 de setembro de 2018, a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo. No dia 10 de outubro, o grupo realizou seu primeiro encontro de trabalho, na Sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril. A reunião serviu para estabelecer diretrizes sobre os procedimentos da comissão para pleitear maior celeridade na execução do projeto. Os parlamentares atêm-se ao fato de que o atraso nas obras têm inviabilizado o andamento das atividades econômicas na área central da cidade.

Transtornos para o comércio

Embora compreendam os benefícios futuros, comerciantes têm enfrentado uma série de dificuldades, especialmente com a queda das vendas devido às complicações no acesso aos estabelecimentos.

Comissão especial

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.

Comissão de Acompanhamento das obras do Centro