Comissão Especial que trata das obras do Centro busca solução para violência na região

por Maíra Kiefer última modificação 04/04/2019 17h10
02/04/2019 - Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, dia 2, integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro trataram alternativas para inibir os recorrentes casos de assaltos e arrombamentos em lojas da região. No dia anterior, o comerciante Rudimar Machado utilizou a tribuna para relatar a situação vivida por proprietários de estabelecimentos e pedir a intercessão dos parlamentares para buscar uma solução para o caso junto às autoridades competentes. Uma das sugestões dos vereadores que integram o grupo – Enio Brizola (PT), presidente, Patricia Beck (PPS), relatora, Gabriel Chassot (Rede), secretário, Cristiano Coller (Rede), Felipe Kuhn Braun (PDT), Gerson Peteffi (MDB) e Inspetor Luz (MDB) – é diminuir a publicidade das obras e realocar esse recurso para a contratação de uma vigilância privada, caso não haja possibilidade de as forças de segurança intensificarem as ações especialmente no período da noite.
Comissão Especial que trata das obras do Centro busca solução para violência na região

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Conforme informou a parlamentar com base em dados do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), existe um orçamento de cerca de R$ 600 mil exclusivamente para a publicidade. Patricia acredita que parte do valor restante poderia ser investido em segurança para que novas ocorrências não voltem a acontecer. Com o intuito de resolver o problema, Brizola e Patricia propuseram ainda uma reunião com o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, para a próxima quinta, 4, que depende ainda de confirmação. A ideia é que o responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), membros das forças de segurança, entidades representantes do comércio e dos lojistas, entre outros, dialoguem sobre a questão. 

O encontro desta segunda teve também a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL NH), Jorge Stoffel, dos comerciantes Rudimar e Daniel Gonçalves e da chefe de gabinete do vereador Gerson Peteffi, Cristiana Olbermann. Conforme relato de Gonçalves, a presença da Brigada Militar e da Guarda têm sido mais efetiva durante o dia, mas à noite a situação é mais delicada. Ele mencionou a existência de vigilantes que cuidam especificamente do maquinário usado na obra. Patricia Beck acrescentou que essa questão está incluída no contrato do consórcio. 

A partir do relato dos comerciantes e de sua própria observação, a vereadora Patricia comentou sobre o aumento no número de moradores de rua na região e sugeriu que o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, também seja chamado a dialogar. 

Leia mais: Comerciante relata assaltos e arrombamentos em lojas do Centro

Comissão de Acompanhamento das obras do Centro