Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 03/06/2020 17h21
03/06/2020 – A Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, criada no mês de março, reuniu-se na terça-feira, 2 de junho, com o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, para cobrar informações sobre o combate à Covid-19 pela instituição. A comissão recebeu denúncia por parte de profissionais da rede municipal de saúde sobre as condições de trabalho, em especial dentro da Ala Andorinha (isolada) do Hospital Municipal, e a transferência de pacientes para Porto Alegre, devido à falta de leitos de UTI-SUS.
Comissão especial para o combate ao coronavírus cobra informações da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Com base no Requerimento nº 516/2020, a vereadora Patricia Beck (PP) e o vereador Raul Cassel (MDB), ambos integrantes do colegiado, reunidos pelo presidente da comissão, Enio Brizola (PT), fizeram pessoalmente a entrega do documento, pedindo explicações ao diretor-presidente da FSNH. Na oportunidade, Fontoura comprometeu-se a prestar todos os esclarecimentos peticionados pela comissão, respondendo de imediado algumas questões. Sobre a situação da Ala Andorinha, ele reconhece que há dificuldades em contratar pessoal habilitado, principalmente pela atual conjuntura de enfrentamento ao coronavírus, mas que estão trabalhando para suprir a carência de efetivo. Também justificou aos membros da comissão a transferência de pacientes para Porto Alegre. E, com relação à proteção aos agentes comunitários de saúde, o diretor se comprometeu a emitir nova ordem de serviço para que os profissionais passem a atender presencialmente apenas os casos emergenciais.

A comissão, composta ainda pelos vereadores Cristiano Coller (PTB), Fernando Lourenço (PDT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gabriel Chassot (PSDB) e Gerson Peteffi (MDB)irá reunir-se após o recebimento oficial das informações solicitadas à Fundação para deliberar sobre o assunto. O objetivo do colegiado é colaborar com sugestões de gestão para o combate à pandemia em Novo Hamburgo, visando a garantir um melhor atendimento aos pacientes e diminuir a proliferação do vírus no município.

Comissões especiais

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.