Comissão de Segurança debate situação de comerciantes da rua Gomes Jardim

por Jaime Freitas última modificação 03/06/2019 00h17
31/05/2019 – Na quarta-feira, 29 de maio, a Comissão de Segurança Pública da Câmara (Coseg) recebeu um grupo de comerciantes da rua Gomes Jardim, localizada no bairro Centro, que expuseram uma situação que vem ocasionando transtornos e perda de clientela para quem possui negócios na região. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, convocado pela comissão.
Comissão de Segurança debate situação de comerciantes da rua Gomes Jardim

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Os comerciantes informaram que uma residência, quase esquina com a Avenida Bento Gonçalves, serve de albergue municipal e oferta pernoite das 19h até as 7h do dia seguinte. Segundo apontam, o local tem capacidade para até 20 albergados, mas que, ao final da tarde, há uma maior concentração de pessoas em situação de rua, “quase o dobro”, diz o empresário Jaques Carvalho. “Sabemos da importância do acolhimento para pessoas que estão na rua e que precisam de um espaço para se protegerem do frio e da chuva, principalmente nesta época fria de inverno. Apoiamos essas iniciativas da prefeitura. O que tem acontecido lá é que há uma concentração de pessoas, que começa perto das 17h, que buscam pernoitar na casa. Aqueles que não conseguem espaço no albergue acabam ficando no entorno, acomodam-se em marquises de prédios comerciais. Não são todos, mas muitos pedem esmolas, outros bebem e entram em conflito entre eles mesmos. A confusão deixa a clientela acuada, afetando os negócios”, relata Carvalho.

Um terreno particular lindeiro ao albergue estaria também servindo de espaço para alguns usuários de drogas durante a noite, informaram os comerciantes. Após ouvir os relatos do grupo, o secretário Roberto Jungthon informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) já está ciente da situação e está buscando alternativas para evitar o que está acontecendo no local. “Não posso falar em nome do colega secretário da SDS nem adiantar o que vem sendo planejado, mas sei que ele busca resolver essa situação. Quanto às minhas obrigações, asseguro que a Guarda Municipal intensificará a presença na rua. Queremos encontrar uma solução razoável para todos”, disse Jungthon.

Os vereadores Inspetor Luz (MDB), presidente da Coseg, e Felipe Kuhn Braun (PDT), secretário da comissão, comprometeram-se também a interceder junto ao Executivo para solicitar ações que solucionem o impasse. Um grupo de moradores do entorno do Colégio Estadual 25 de Julho, do bairro Rio Branco, participariam da reunião para reivindicar mais segurança no local, mas ninguém se fez presente. A relatora da comissão, Patricia Beck (PPS), não pode comparecer por motivos de saúde.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coseg se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.