Comissão de Saúde recebe denúncia de servidora pública

por Tatiane Souza última modificação 01/04/2019 21h07
01/04/2019 – A Comissão de Saúde (Cosde) recebeu na tarde desta segunda-feira, 1, a servidora da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Lucimari Caureu Martins, que fez uma denúncia contra a instituição e pediu a fiscalização dos vereadores. A servidora relatou que trabalhou normalmente até o último dia 20, data em que recebeu um documento, informando a troca de seu horário e local de trabalho, sem nenhum aviso prévio. A reunião contou com a presença dos vereadores Gabriel Chassot (Rede), presidente, Nor Boeno (PT), secretário, e da coordenadora Simone Oliveira, representando o vereador Sergio Hanich (MDB), relator do grupo de trabalhos.
Comissão de Saúde recebe denúncia de servidora pública

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Lucimari trabalhou na USF Kephas desde 2015. Ela conta que compareceu à reunião da comissão com o intuito de trazer a público a situação pois, segundo ela, o remanejo de pessoal é uma prática que já foi adotada pela Fundação em outros momentos. "Fizeram uma mudança em minha rotina de vida, alterando meu horário de trabalho, sem ao menos conversarem comigo. Não posso concordar com essa mudança, pois tenho filha pequena, de apenas dois, que depende exclusivamente de mim, já que moro em Sapucaia do Sul e não tenho familiares na cidade. Não tenho condições de cumprir o novo horário estabelecido, porque dependo de creche, e meu novo turno seria até às 19h", contou emocionada. A servidora destacou também a humilhação que foi submetida, a qual resultou em uma crise nervosa, internação no Hospital Municipal, e afastamento de 10 dias de trabalho - que finalizou nesta segunda, 1.

Ela informou, ainda, que será recebida pela FSNH para uma reunião, na terça-feira, 2, mas que tem receio do desfecho da situação. Os vereadores, então, se propuseram a acompanhá-la. O objetivo é que a servidora seja alocada em outra unidade de saúde, independente da localização, mas no mesmo turno de trabalho que cumpria na USF Kephas.