Comissão de Saúde aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/05/2020 23h10
11/05/2020 – Em reunião na tarde desta segunda-feira, 11, a Comissão de Saúde da Câmara aprovou a tramitação do Substitutivo nº 1/2020, apresentado pelo vereador Inspetor Luz (MDB), que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. O texto recebeu o voto favorável do relator Gabriel Chassot (PSDB), referendado pela presidente Patricia Beck (PP). O secretário Enfermeiro Vilmar (PSL) não participou da reunião.
Comissão de Saúde aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Para ter direito ao desconto, a pessoa deverá apresentar carteirinha de hemocentro gaúcho comprovando um número mínimo de doações de sangue nos últimos 12 meses (duas para mulheres e três para homens) ou então carteira emitida há pelo menos um ano pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A medida é válida para eventos inteiramente promovidos pelo poder público ou em que haja aporte de verbas municipais. O substitutivo ainda será analisado pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor antes de ir a plenário.

Respiradores

Patricia e Chassot aproveitaram o encontro para elaborar requerimento de informações à Secretaria Municipal de Saúde referente ao enfrentamento da Covid-19. Especificamente, os vereadores solicitarão dados sobre o número de respiradores mecânicos à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e onde eles estão localizados. Conforme levantamento da Secretaria da Saúde do Estado atualizado ao último domingo, dia 10, Novo Hamburgo contabiliza 42 casos confirmados e dois óbitos decorrentes da doença.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.