Comissão de Obras intercede e trechos de ruas em Lomba Grande devem receber melhorias

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/03/2020 17h11
10/03/2020 – Após ser acionada pela comunidade local, a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana da Câmara (Coosp), representada pelo presidente Sergio Hanich, foi a Lomba Grande na manhã desta terça-feira, 10, para verificar a situação de três vias. Moradores das ruas Albino Germano Roth, Angélica Peteffi e João Guilherme Moehlecke reivindicam a pavimentação de trechos que ainda permanecem com saibro e brita, trazendo problemas especialmente em dias chuvosos. A fim de chegar a uma resolução rápida e satisfatória, o vereador convidou também o secretário municipal de Obras Públicas, Raizer Ferreira. O gestor garantiu que as três ruas devem receber melhorias dentro das próximas semanas.
Comissão de Obras intercede e trechos de ruas em Lomba Grande devem receber melhorias

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Por limitações orçamentárias, apenas uma delas será asfaltada. Ferreira estima que, se as condições climáticas permitirem, a rua Albino Germano Roth receba a nova pavimentação até o final de abril. As outras duas vias serão contempladas com o rebaixamento dos trechos e a colocação e compactação de saibro. “Faremos também o caimento e a liberação das águas. Não haverá mais a necessidade de colocação de brita. Da forma como estamos trabalhando, com um padrão de saibro diferente, faremos com que a rua fique num perfil de asfalto”, detalhou o secretário. A expectativa é de que as melhorias nessas ruas sejam realizadas ainda em março.

Leia também: Comissão de Obras deve monitorar problemas nos bairros Lomba Grande e Santo Afonso

Morador da rua Albino Germano Roth, o empresário Rodrigo Vieira relatou que a reivindicação ganhou força a partir de 2012, quando foram asfaltadas diversas vias no entorno. “Essas três ruas já eram para ter sido pavimentadas há muito tempo. Não tendo o asfalto, acaba descendo muito material, saibro, e isso compromete toda a rede pluvial. Entope tudo, e aí transbordam os bueiros, os banheiros das casas, a água desce e invade terrenos mais abaixo. São três trechos de 80 metros. É problemático, é perigoso em dias de chuva”, sinalizou Vieira.

O vereador Sergio Hanich informou que a decisão de qual rua asfaltar, dentro da capacidade financeira da Prefeitura, foi tomada em razão do tráfego de ônibus e escolares. “Foi importante essa reunião de hoje. A comunidade ficou feliz e aceitou que seja feita essa programação. Acreditamos que até o final de abril estejam concluídas essas melhorias para a comunidade”, reforçou o parlamentar. Raizer Ferreira acrescentou que as outras duas ruas terão seu asfaltamento planejado dentro do orçamento para 2021.

A demanda da cidade é enorme. Estamos visitando todos os locais, vendo as urgências, as emergências e atendendo a tudo quanto podemos. Mas nem tudo o que gostaríamos de fazer conseguimos, porque o orçamento tem limites. Aqui, entendemos que há uma rua com movimento de escolares e crianças, então essa será contemplada com asfalto. Nas demais, nós vamos planejar para colocar no orçamento do próximo ano. Enquanto isso, para remediar, traremos esse trabalho de compactação de saibro. Tenho certeza de que ajudará muito até que tenhamos orçamento suficiente para atenderemos à demanda de asfaltamento”, concluiu o secretário.

Além de Serjão, a pauta também contou com a presença da assessoria do vereador Enfermeiro Vilmar, que promoveu o primeiro contato entre moradores e a comissão. O relator da Coosp, Fernando Lourenço, e o secretário, Vladi Lourenço, não puderam acompanhar a atividade.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coosp se reúne às segundas-feiras, a partir das 14h30min, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.