Comissão de Meio Ambiente fiscaliza Ecoponto em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/08/2018 19h27
17/05/2018 – A Comissão de Meio Ambiente, integrada pelos vereadores Vladi Lourenço (PP) – presidente, Patricia Beck (PPS) – secretária e Nor Boeno (PT) – relator, fiscalizou a situação do Ecoponto de Canudos na manhã desta quinta-feira, 17. O espaço aberto, localizado em área cedida pela Subsecretaria de Obras Leste, tem sido alvo de depósito irregular de materiais e queima de resíduos. “Além do fogo poder se alastrar, a fumaça é tóxica”, destacou Patricia. Como as ocorrências são registradas fora do horário de funcionamento do ecoponto, a principal demanda da comunidade é o cercamento por meio da construção de muros.
Comissão de Meio Ambiente fiscaliza Ecoponto em Canudos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

De acordo com o subsecretário, Pedro Arenhardt, o projeto do muro já está pronto e a licitação, em andamento. “Há um tempo para que as obras comecem porque estamos seguindo os trâmites legais”, pontuou. A ideia, segundo ele, é reestruturar todo o ecoponto. 

O diretor de Limpeza Urbana, Nilson da Silva, afirmou que as obras devem começar até junho. Ele frisou que o local será administrado pela Cooperativa Univale, a exemplo do que já ocorre no Ecoponto do bairro Santo Afonso, e que caberá a ela realizar o planejamento e a separação dos resíduos. Silva disse também que haverá instalação de câmeras de segurança e uma guarida para monitorar os caminhões que entram e saem do ecoponto. “Queremos combater o vandalismo”, frisou. 

O diretor explicou ainda que os resíduos não domiciliares acolhidos no ecoponto são destinados pela Prefeitura para a Central de Reciclagem Roselândia. “Tem muita coisa que, se separada adequadamente, pode voltar à cadeia produtiva. Cerca de 90% pode ser reaproveitada. Também estamos trabalhando em um projeto de compostagem.” 

Ação conjunta

A Comissão de Meio Ambiente aproveitou o encontro com as equipes da secretaria de Obras e de Meio Ambiente para discutir algumas ações de conscientização para a comunidade. “Precisamos fazer um trabalho integrado e mobilizar a sociedade. Não adianta sair multando a população por fazer o descarte desses resíduos na rua, se não informamos quais são os deveres deles como cidadãos”, disse Patricia Beck. 

A ideia é trabalhar os assuntos relacionados ao descarte correto dos resíduos e o funcionamento dos ecopontos com alunos da rede municipal, para que eles atuem como multiplicadores das informações junto a suas famílias. Os vereadores também sugeriram a realização de seminário na Câmara com a presença de líderes comunitários, agentes de saúde e outros profissionais ligados ao meio ambiente. 

Patricia ressaltou ainda que a utilização de carros de som pode ajudar a disseminar informações sobre o assunto. “Precisamos continuar fiscalizando os outros locais de destinação de resíduos em Novo Hamburgo e estudar a legislação nacional acerca do assunto. Continuaremos acompanhando o caso”, finalizou a vereadora. 

Ecopontos em Novo Hamburgo

(Fonte: www.novohamburgo.rs.gov.br) 

Ecoponto Zona Leste (Canudos)

Endereço: rua Dublin, 809;

Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso)

Endereço: avenida Montevidéo, 520;

Tipos de Resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Em breve, a TV Câmara, canal 16 da NET, veiculará o Programa Comissões falando sobre o assunto.