Comissão de Meio Ambiente acompanha o primeiro dia da Mostratec 2019

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/10/2019 13h00
22/10/2019 – A maior feira de iniciação científica da América Latina volta a ocupar os pavilhões da Fenac ao longo desta semana. Durante três dias de visitação, mais de 2 mil estudantes apresentarão pesquisas em diferentes áreas do conhecimento na 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Liberato. Novamente parceira do evento, a Câmara de Novo Hamburgo premiará seis projetos de destaque entre as escolas hamburguenses participantes. Além disso, o Legislativo manterá estande institucional com estúdio televisivo e sala de reuniões, onde ocorreu nesta terça-feira, 22, encontro da Comissão de Meio Ambiente (Comam).
Comissão de Meio Ambiente acompanha o primeiro dia da Mostratec 2019

Fotos: Kassiane Michel/CMNH

O presidente Enio Brizola (PT) e o secretário Cristiano Coller (Rede) aproveitaram o momento para percorrer os corredores e visitar algumas das 755 pesquisas expostas por alunos de todo o Brasil e de outros 20 países das Américas, África, Ásia e Europa. “A Mostratec é um evento que ultrapassa as fronteiras do Brasil. É uma das maiores feiras de ensino técnico do mundo, com enorme potencial para o desenvolvimento tecnológico. As cidades, os estados e o país têm que prestar atenção à feira e criar condições para que esses projetos sejam incubados e evoluam”, destacou Brizola.

Também presidente da Comissão de Finanças da Câmara, que organiza em novembro a segunda edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, o petista ressaltou ainda a importância da Mostratec na diversificação de mercado. “Esta feira potencializa o debate com relação às novas tecnologias. Aqui encontramos um mundo de criatividade e pesquisa. Esses empreendimentos poderão, através de um acompanhamento técnico, ser desenvolvidos, gerando trabalho, renda e riqueza para os municípios. Esperamos que essas iniciativas não sejam potencializadas apenas por investidores, mas também pelo poder público”, salientou.

Coller lembrou as diferentes etapas pelas quais os projetos passam até chegarem ao grande palco da Mostratec. “Este é o auge de todo estudante. Acompanhando trabalhos dentro das escolas da nossa cidade, disputando a seleção para feiras, vemos o quanto as crianças gostariam de participar deste momento único que é a Mostratec. Além disso, vemos aqui pessoas de várias instituições de ensino do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. É um local também para se conhecer novas culturas, fazer novas amizades e descobrir o que é feito em outros países”, frisou.

Reunião extraordinária

Reunidos no estande da Câmara na Mostratec, Brizola e Coller reuniram-se extraordinariamente para a análise de dois projetos de lei. Ambas as matérias receberam parecer favorável da comissão. O PL nº 52/2019, elaborado pelo vereador suplente Juliano Soli Silva (PP), propõe a criação do Programa Cidade Limpa. Implementada mediante expresso interesse das escolas municipais, a iniciativa consiste na conscientização dos alunos sobre a importância da correta destinação dos resíduos, o impacto do descarte inapropriado e o sistema de coleta seletiva de produtos recicláveis.

Já o PL nº 68/2019, assinado por Gerson Peteffi (MDB) e Nor Boeno (PT), estende a proibição do consumo de cigarros, charutos e outros produtos fumígenos em Novo Hamburgo, prevista pela Lei Municipal nº 2.199/2010, também a praças, parques e demais locais ao ar livre destinados a práticas culturais, esportivas e de lazer. Além de Brizola e Coller, a Comam também é composta pelo relator Sergio Hanich (MDB), que não pôde participar da atividade. Nesta quinta-feira, 24, a Comissão de Educação da Câmara também deverá se reunir em meio à Mostratec. O encontro terá início às 15h.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comam se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.