Comissão de Acompanhamento das obras do Centro pedirá presença de representantes de empresa na sessão

por Maíra Kiefer última modificação 13/02/2019 19h10
12/02/2019 – Um dia após terem ouvido o apelo de comerciantes na sessão plenária, integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo mobilizaram uma reunião com representantes do Executivo para buscar uma solução para a morosidade dos trabalhos. O encontro, realizado no final da tarde desta terça-feira, dia 11, no 10º andar, no auditório do Centro Administrativo, teve a participação de mais de 30 comerciantes, dos vereadores Enio Brizola (PT), Patricia Beck (PPS), da chefe de gabinete Cristiana Olbermann, representando Gerson Peteffi (MDB), do secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, do chefe de gabinete Linéo Baum, do representante da comissão técnica de coordenação das obras, engenheiro Leandro Koche, e do responsável pela fiscalização dos trabalhos, engenheiro Rosnei Stefani. Ao término da reunião, foi definido que os parlamentares convidarão para sessão plenária da próxima segunda-feira, dia 18, os responsáveis pela empresa vencedora da licitação para prestar esclarecimentos sobre a demora na conclusão.
Comissão de Acompanhamento das obras do Centro pedirá presença de representantes de empresa na sessão

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Os donos dos estabelecimentos afetados relataram inúmeros prejuízos contabilizados com a prorrogação do término da pavimentação e de substituição de redes de água e esgoto no bairro, afastando parte da clientela em razão das dificuldades de acesso. Por sugestão dos vereadores, foi estabelecido que uma frente de trabalho reunirá comerciantes, a comissão parlamentar e o Executivo, com a participação da prefeita Fátima Daudt, para acompanhar o andamento do cronograma. A expectativa é de que os encontros ocorram a cada 15 dias. Brizola destacou a necessidade de um envolvimento maior da Guarda Municipal nas orientações para pedestres e motoristas. A sugestão foi acatada pelo secretário Raizer. Tanto Patricia quanto Brizola reforçaram a necessidade de o Consórcio Encopav/Coesul ser multado por descumprimento do contrato. Os engenheiros informaram que a empresa vem recebendo notificações e que, ainda há prazo, antes da aplicação de penalidades. 

Raizer sinalizou que o Executivo atendeu a um apelo dos comerciantes para que as obras não atingissem a área das bancas e das lojas da Pedro Adams Filho no período de Natal. Gerson da Rosa, da loja Lista Negra, descartou a responsabilidade dos próprios donos dos estabelecimentos pelo atraso. Ele afirmou que a informação inicial era de que a revitalização na região estaria pronta no começo de dezembro, conforme a Prefeitura. Durante o encontro, uma das comerciantes sugeriu que, em virtude dos prejuízos, a administração municipal deveria dar pelo menos desconto no IPTU dos lojistas como compensação por todos os transtornos financeiros.

Conforme informações dos engenheiros, a empresa está atuando em cinco frentes, totalizando 80 trabalhadores. Por sua vez, os comerciantes declararam não ver mais de seis operários nos locais. Eles criticaram também o horário de trabalho dos empregados da empresa vencedora da licitação, que se encerra antes do final da tarde e que não se estende até a noite ou nos finais de semana, medidas que acelerariam a empreitada. Brizola reforçou que a quantidade de frentes deve ser reduzida para se dar celeridade a trechos específicos, liberando-os o quanto antes.

Patricia lamentou que não haja sinalização para auxiliar os motoristas sobre as alternativas para escapar das obstruções de tráfego. Um comerciante apontou que os clientes estão sendo multados, mas não recebem nenhum tipo de informação da Guarda Municipal sobre as opções de ruas transitáveis.

Saiba mais

Motivada por reivindicações de moradores e comerciantes, a Câmara instituiu, mediante requerimento aprovado na sessão do dia 19 de setembro, a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo. No dia 10 de outubro, o grupo realizou seu primeiro encontro de trabalho, na Sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril. A reunião serviu para estabelecer diretrizes sobre como a comissão procederá para pleitear maior celeridade na execução do projeto. Os parlamentares atêm-se ao fato de que o atraso nas obras tem inviabilizado o andamento das atividades econômicas na área central da cidade. 

Antes da reunião, Brizola, Patricia e a representante de Peteffi percorreram várias ruas do centro atingidas pelos trabalhos, entre elas a avenida Pedro Adams, ruas Lima e Silva, Gomes Portinho e Calçadão. Compõem ainda a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo os vereadores Cristiano Coller (Rede), Gabriel Chassot (Rede), Inspetor Luz (MDB) e Felipe Kuhn Braun (PDT).

Comissão especial

Previstas pelo Artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.

Comerciantes presentes à reunião no Executivo

Gerson da Rosa (Lista Negra), Roberta Lipp (Drops de Menta), Josiane Botton (Disk Cosméticos), Maria Soloi Petry (Via Moda Íntima), Pedro Henrique Berwanger (Fora do Comum), Vera Lúcia Simão (Fruto da Fruta), Zaira Kulmann (Vício Boutique), Luiz Felipe Soares (Café Avenida), Misael Nunes Braga (Restaurante Siciliano), Daniel Gonçalves (Bazar e comércio Powerpack), Maicon Land (Ortobom), Carlos Klein (Ótica e Relojoaria Klein), Sinval Santana (Brasil.com), Jean Carlos Trentini (Atacado Tu acha), Willians da Cruz Penha (First Class – Cama, mesa e sonhos), Adriano Schallenberger (Deltasul), Paulo Kreling (Isabella Calçados), Rudimar Machado (Buscapé Calçados), Maria Lúcia da Silva (Farmácia Hamburguesa), Odair José Bender (CR Diementz), Pedro Paulo de Oliveira (CR Diementz), Jean Carlos Ferreira (Claudia Calçados), Cezar Correa da Silveira (Reecal Calçados), Higor Silveira (Reecal Calçados), Maria Lua Guzinsk (Magazine Luiza), Lilhan Rosário (Magazine Luiza), Jardel Silva (Urbana Chique), João Soares (Farmácia São João), Verônica Ramos (Farmácia São João), Darlei Maciel (Farmácia São João) e César Dellagostin (Nina Rô).

Comerciantes pedem para que vereadores fiscalizem as obras de revitalização do Centro

Confira detalhes sobre as obras

Comissão de Acompanhamento das obras do Centro