Comissão convoca secretário e diretor para falar sobre estiagem

por Daniele Silva última modificação 12/05/2020 18h01
12/05/2020 - A estiagem que tem assolado todo o Estado, as queimadas constantes em Novo Hamburgo e a grande quantidade de lixo espalhado pela cidade foram temas da reunião da comissão de Meio Ambiente na tarde da segunda-feira, dia 11. Para saber as ações realizadas pelo Executivo, o grupo de trabalho formado por Vladi Lourenço (PSDB), Sergio Hanich (MDB) e Nor Boeno (PTB) redigiu requerimento convocando o secretário da pasta, Udo Sarlet, e o novo diretor-geral da Companhia Municipal de Saneamento – Comusa, Eduardo Antônio Bonato da Rosa, para prestar esclarecimentos no próximo encontro, marcado para 18 de maio.
Comissão convoca secretário e diretor para falar sobre estiagem

Foto: Kassiane Michel/CMNH

A Comam também enviou o requerimento nº 445/2020 à Prefeitura, pedindo informações sobre a queda de um muro na avenida Sete de Setembro, bairro Liberdade. No documento, os vereadores questionam se existe projeto aprovado pela Prefeitura e se há licenciamento ambiental e destinação correta do aterro retirado do local. Também perguntam sobre as medidas tomadas em relação ao incidente, que afetou parte da rua Rio Branco.

Por fim, o presidente Vladi Lourenço sugeriu que a comissão realize alguma atividade especial alusiva à Semana do Meio Ambiente, comemorada no início de junho. Nos próximos dias, os parlamentares deverão definir a atuação, uma vez que ações presenciais e com participação de público estão limitadas devido à pandemia da covid-19.  

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comam se reúne às segundas-feiras, a partir das 14h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.