Colégio Sinodal da Paz completa 50 anos

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/11/2019 21h12
25/11/2019 – A segunda-feira, 25 de novembro, foi de festa para o Colégio Sinodal da Paz. A data marcou o cinquentenário de fundação do estabelecimento de ensino, com sede no bairro Industrial. Para homenagear o trabalho educacional desenvolvido pela instituição durante o período, o vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) propôs a realização de sessão solene. A cerimônia ocorrerá nesta quinta, 28, no Plenário da Câmara. Aberto ao público, o evento terá início às 19h. A Câmara fica na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

O nascimento do Sinodal está atrelado ao intuito da Comunidade Evangélica da Paz em oferecer a crianças, jovens e adultos um ensino de qualidade e um local para a prática de atividades cristãs. Ainda sob o nome de Escola Evangélica da Paz, a instituição iniciou seu trabalho em 1969 com a instalação de turmas de educação infantil nas dependências do antigo prédio da Comunidade Evangélica Floresta Imperial. O objetivo na época era oportunizar acesso escolar a crianças do bairro Industrial e arredores que não conseguiam colocação nos educandários existentes. Junto à criação da educação infantil, também foi aberta classe para atender crianças com deficiência. Durante um período, a escola também contou com aulas de alfabetização para adultos, artesanato e cursos profissionalizantes.

Ainda nos primeiros anos, a oferta de turmas ampliou. Em 1975, a escola já abria matrículas também para todas as séries do ensino fundamental. Gradativamente, o número de alunos aumentou, forçando a mudança para um novo prédio. Hoje, o Colégio Sinodal da Paz – nome adotado desde 1998, quando implantado o ensino médio – estabeleceu-se na avenida Pedro Adams Filho, 1974.