Coedu aprova propostas de inclusão de semanas alusivas às artes marciais e do ciclista no calendário do Município

por Maíra Kiefer última modificação 14/06/2021 22h56
14/06/2021 - A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) aprovou nesta segunda-feira, 14, duas proposições de autoria do secretário do colegiado, Gustavo Finck (PP). Ambas as propostas, que tratam da inclusão de semanas comemorativas no Calendário Oficial de Novo Hamburgo, receberam o aval de Felipe Kuhn Braun (PP), presidente, e Ricardo Ritter - Ica (PSDB), relator. O proponente não participou do encontro porque a pauta de reunião era exclusivamente acerca dessas matérias, sobre as quais ele não pode deliberar.
Coedu aprova propostas de inclusão de semanas alusivas às artes marciais e do ciclista no calendário do Município

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Proposta por meio do Projeto de Lei nº 47/2021, a Semana Municipal das Artes Marciais, prevista para o final de agosto, poderá ter competições e apresentações em praças públicas para divulgar os benefícios dessa prática esportiva. Além dessas atividades, podem acontecer seminários, simpósios, palestras e homenagens a professores e alunos.

O PL nº 50/2021, por sua vez, propõe que a Semana Municipal do Ciclista englobe 19 de agosto, Dia do Passeio Ciclístico, data também proposta por Finck para constar no calendário do Município. O projeto visa a promover a conscientização da atividade como instrumento de qualidade de vida e buscar soluções para a ampliação de vias exclusivas para bicicletas e desenvolver o respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres. Para não haver datas duplicadas, a matéria ainda revoga a Lei Municipal nº 2.160/2010. Anterior à norma federal, o regramento estabelece 5 de novembro como o Dia do Ciclismo em Novo Hamburgo.