Cidadão defende apresentação de demonstrativos contábeis simplificados

por Luís Francisco Caselani última modificação 13/08/2019 01h43
12/08/2019 – O contador Gildo Heckler utilizou a tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira, 12 de agosto, para conversar com os vereadores sobre a importância da transparência das contas públicas do Município. Ele ressaltou a existência de previsão legal para a garantia do acesso à informação e a divulgação de peças orçamentárias, relatórios fiscais e os dados de receitas e despesas, e sugeriu a implantação de uma ferramenta gratuita que elaborou chamada Demonstrativo Contábil do Cidadão (DCC).
Cidadão defende apresentação de demonstrativos contábeis simplificados

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A ideia do mecanismo é oferecer as informações úteis de forma simplificada e de fácil entendimento. Segundo Heckler, esse é um trabalho que vem tentando implantar desde 2015. “Não pararei de fazê-lo até que o DCC esteja concretizado em todas as cidades do Brasil. Venho com o único objetivo de viabilizar o acesso útil a nós todos, visando melhorar a gestão pública. Quem sabe acessar as informações úteis nos portais de transparência? Quem consegue monitorar ano a ano sem uma ferramenta útil que nos indique e nos direcione?”, questionou.

O DCC é uma estrutura contábil disposta de forma que todo cidadão possa compreender as informações independentemente de ter conhecimento contábil. Ele vem em favor da prosperidade da nossa cidade”, sintetizou. O presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), aconselhou que o contador procure o diretor-geral da Casa, Deiwid Amaral da Luz, para apresentar seu projeto. O vereador ainda salientou que o Legislativo hamburguense foi novamente destaque na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e da Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009).

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.