Chefes do Legislativo de NH e SL debatem criação do Fórum Permanente das Câmaras do Vale dos Sinos

por Jaime Freitas última modificação 13/02/2020 20h17
13/02/2020 – O chefe do Poder Legislativo hamburguense, vereador Gerson Peteffi (MDB), recebeu na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereador Júlio Galperim (PSD). O motivo do encontro é a proposta em criar um Fórum Permanente das Câmaras do Vale do Rio dos Sinos, idealizado por Galperim, que tem como proposta integrar ações e discussões de temas comuns aos municípios que integram a região.
Chefes do Legislativo de NH e SL debatem criação do Fórum Permanente das Câmaras do Vale dos Sinos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Segundo o presidente da Câmara de São Leopoldo, os vereadores da região precisam trabalhar mais unidos, para que tenham força para cobrar dos Poderes Estadual e Federal demandas comuns a todos, como saúde, transporte, segurança pública e educação. “Nossa região tem grande importância para o Estado e não podemos deixar que as cidades do Vale do Sinos sejam esquecidas pelo poder público. Necessitamos de grandes obras e melhorias, que não são executadas há anos, mesmo com toda a nossa força econômica. Por isto, acredito que a união dos legislativos contribuirá para mudar esse quadro”, enfatizou Galperim.

Peteffi mostrou interesse à iniciativa, defendendo ações conjuntas nas áreas de atuação parlamentar, na potencialização do caráter fiscalizador sobre as ações dos Executivos e na intercessão junto a demandas regionais da população. O presidente da Câmara de Novo Hamburgo destacou a iniciativa da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), que trabalhou pelo reconhecimento da região turística denominada “Vale Germânico”, homologada neste ano pelo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que define regiões prioritárias para a criação de políticas públicas para o setor. “Este é um exemplo de como a união com interesse comum pode gerar resultados. Em breve, o turismo em nossa região estará renovado, gerando renda para os municípios e emprego para muita gente. Exemplos assim precisam ser seguidos”, relatou o parlamentar. Localizada no Vale do Rio dos Sinos, a nova área turística engloba os municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval e Sapiranga.

Na última terça-feira, Júlio Galperim esteve na Câmara de Sapucaia do Sul, onde foi recebido pela presidente do Legislativo, vereadora Raquel Moraes da Silva, a Raquel do Posto (PT). Esse foi o primeiro encontro realizado por Galperim para a construção do Fórum Permanente. Após a reunião com o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi, Galperim tem reuniões agendadas também no dia 18 de fevereiro em Sapiranga, dia 20 em Portão e Capela de Santana e, em março, em Campo Bom, em data ainda não foi definida.

Propostas de demandas a serem trabalhadas em conjunto pelos vereadores:

- Integração de emendas parlamentares;

- Saúde;

- Segurança (aumento do efetivo e outros);

- Compartilhamento de conhecimento e união de forças junto aos demais poderes e instâncias;

- Desenvolvimento Econômico e Turismo (Vale Germânico);

- RS 010;

registrado em: