Certificado Empresa Amiga do Idoso será entregue nesta quinta, dia 19

por Maíra Kiefer última modificação 16/09/2019 20h48
16/09/2019 - O Plenário será palco nesta quinta-feira, dia 19, às 14h, de sessão solene para entrega do certificado Empresa Amiga do Idoso. Além da solenidade de premiação, prevista no Requerimento n° 946/2019, de Raul Cassel (MDB), será realizada palestra Memória: Antes que me esqueça, com a psicóloga Lidiane Andreza Klein, e uma intervenção cênica do Grupo Tre Vecchio. Neste ano, as empresas condecoradas serão Campal Serviços Contábeis, Dutra Contabilidade, Farmácia Ana Derme, Universidade Feevale, Padaria Brasil, Pneumax Comércio de Equipamentos Pneumáticos para Automação e Tintas Killing.

A certificação foi estabelecida pelo Decreto Legislativo n° 9/2013, também de autoria de Cassel, e concedida nos anos de 2014 e 2015. Conforme o regramento, há duas maneiras de se habilitar à concessão do título. A empresa interessada poderá se registrar junto ao Legislativo até o final do mês de julho, apresentando relatório comprobatório das atividades desenvolvidas em benefício da pessoa idosa. Outra maneira de se inscrever é por meio de indicação de parlamentar, sendo necessário também encaminhamento de documentos com os projetos ou ações realizados pelo participante.

Envelhecimento da população 

O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE. Conforme os dados, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%.

Palestrante

Lidiane Andreza Klein é especialista em Neuropsicologia (UFRGS), mestre em Psicologia e Saúde (UFCSPA) e doutoranda em Ciências da Reabilitação Neurológica (UFCSPA). Também escreve uma coluna no Jornal Maior de 60 e ministra aulas de pós-graduação e curso de cuidadores de idosos.

Grupo teatral

O grupo Tre Vecchio foi formado em 2015, em Novo Hamburgo, por quatro jovens ligados à música, ao cinema e às artes cênicas. A primeira montagem “Aquela dos Velhos”, que será encenada nesta quinta, nasceu da inquietude dos atores com questões que envolvem a terceira idade e o comportamento humano. O espetáculo narra de forma leve a vida de três idosos – Jaime, Romeu e Celestino –, que se conhecem em uma sala de espera de um consultório médico e compartilham suas vivências.

Leia mais

Comissão sugere que Câmara preste reconhecimento a instituições que empreguem idosos

Proposta especifica a composição da comissão de avaliação para a concessão do título Empresa Amiga do Idoso