Câncer de pele: dermatologista explica os tipos, sintomas e tratamentos em entrevista à TV Câmara

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h17
14/12/2021 – O programa Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora, traz uma entrevista com a dermatologista Kenselyn Oppermann. Ela explica o que é o câncer de pele, os tipos – melanoma e não-melanoma –, os sintomas, as formas de tratamento, além dos cuidados que podemos e devemos ter para manter uma pele saudável, especialmente no verão. A médica, que também é professora de Medicina da Universidade Feevale, destaca a importância de conhecermos e estarmos sempre atentos ao nosso corpo, pintas, sardas e manchas.

Kenselyn também fala sobre a importância do uso do protetor solar e de outras medidas fotoprotetoras, como chapéus, óculos de sol e roupas especiais. A entrevistada aborda ainda questões relacionadas a procedimentos estéticos – o que pode e o que não pode nesta época do ano – e orienta sobre a saúde dos cabelos e das unhas. De acordo com a dermatologista, pessoas com pele clara e olhos claros estão mais suscetíveis ao câncer de pele. A genética também interfere, assim como o tempo de exposição aos raios UVA e UVB.

Ela também destacou no programa a importância da campanha Dezembro Laranja, o mês de conscientização ao câncer de pele. "É a neoplasia mais comum no mundo, e essa campanha é uma ação de saúde pública", disse a médica.

Sobre o câncer de pele:

Esse tipo de câncer surge quando as células que compõem o órgão crescem desordenadamente, isso acontece principalmente devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol, quando os raios solares Ultravioleta A e Ultravioleta B danificam a barreira protetora do órgão. Há dois tipos básicos do câncer: o não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, e o melanoma que tem origem nas células que produzem a melanina.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, com mais de 180 mil casos registrados por ano. A doença atinge ambos os sexos, mas é diagnosticada mais frequentemente após os 40 anos de idade e em pessoas de pele branca.

☀️ Para se prevenir, é essencial o uso de protetor solar diariamente, até mesmo em dias nublados, além de outras medidas fotoprotetoras como chapéu, boné, óculos escuros e roupas com proteção. Além disso, é importante evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h.


Assista ao programa na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br