Campanha organizada por entidades busca equipar forças de segurança

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/06/2022 22h05
06/06/2022 – O Governo do Estado lançou em 2018 o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A iniciativa permite que empresas direcionem até 5% dos valores recolhidos como ICMS para a aquisição de bens e equipamentos para órgãos de segurança. A fim de divulgar e incentivar a adesão ao programa, um grupo de entidades locais lançou a campanha Novo Hamburgo – Todos pela Segurança. Entusiasta do projeto, o vereador Gustavo Finck (PP) elaborou moção de apoio à mobilização. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 6, e será enviado aos grupos participantes.
Campanha organizada por entidades busca equipar forças de segurança

Foto: Daniele Souza/CMNH

O desejo de melhorias na segurança pública de Novo Hamburgo é o grande propósito da campanha, cuja ideia de criação surgiu da carência de viaturas da Brigada Militar no município”, explica o progressista. Segundo o vereador, as entidades empresariais envolvidas almejam arrecadar R$ 500 mil, que serão distribuídos conforme prioridades definidas junto a bombeiros e policiais. No documento, Finck reforça, por exemplo, a necessidade de aquisição de viatura para a 3ª Delegacia de Polícia do município, repartição com sede no bairro Canudos.

Leia também: Consepro pede ajuda da Câmara para ampliar apoio aos órgãos de segurança

Cópias da Moção nº 25/2022 serão encaminhadas à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL NH), ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro) e ao Sindilojas. Além do autor, o texto também contou com o apoio e assinatura dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP) e Lourdes Valim (Republicanos).

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.