Câmara transfere recursos públicos ao Executivo para combate à Covid-19

por Jaime Freitas última modificação 29/04/2020 20h22
02/04/2020 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo redistribuiu ao Executivo recursos públicos previstos para o seu orçamento anual e indicou que a verba seja alocada para investimentos no tratamento de pacientes com a Covid-19. Na última terça-feira, 31 de março, foram transferidos aos cofres da Prefeitura R$ 200 mil. A quantia antecipa possível sobra do exercício de 2020. De acordo com o presidente da Casa, o vereador Gerson Peteffi, foi indicado pelos parlamentares que os recursos sejam aplicados integralmente no combate à pandemia de coronavírus na cidade.
Câmara transfere recursos públicos ao Executivo para combate à Covid-19

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Na tarde desta quinta-feira, dia 2, os integrantes da Mesa Diretora da Câmara participaram de uma reunião com o chefe de gabinete da prefeita, Lineo Baum, e com os secretários municipais da Fazenda, Betinho dos Reis, e da Saúde, Naasom Luciano, para formalizar o repasse ao Executivo e discutir algumas ações de enfrentamento à Covid-19. A Mesa é completa pelo vice-presidente Raul Cassel, a primeira-secretária Tita e o segundo-secretário Sergio Hanich.

Segundo Peteffi, este é um momento de união, em que os poderes públicos devem trabalhar de maneira conjunta em prol da comunidade. “Estamos passando por um momento difícil e esse dinheiro poderá ser utilizado em diversas ações necessárias à prevenção e combate ao coronavírus, bem como no tratamento dos enfermos. Neste momento, nosso objetivo deve ser o enfrentamento desta crise e pensar na saúde e no bem-estar de todos. Agora é hora de trabalharmos para minimizar ao máximo os problemas que poderemos vir a ter em nosso município. E nós, como gestores públicos, devemos proporcionar à sociedade o máximo de atendimento. E, para que isso aconteça, os dois poderes precisam caminhar juntos”, frisou o presidente da Câmara.

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, anunciou na manhã desta quinta-feira, em nova transmissão ao vivo pelo Facebook, que a cidade apresenta dez novos casos confirmados de coronavírus. São casos rastreados a partir do Centro de Triagem e Referência, que funciona junto ao Hospital Municipal, e analisados pelo laboratório da Universidade Feevale. Das 25 amostras enviadas, dez resultaram positivas para Covid-19. Fátima enfatizou que nesse balanço não constam os pacientes atendidos pela rede privada de saúde do município.