Câmara terá sessão especial em Lomba Grande no dia 19

por Luís Francisco Caselani última modificação 13/09/2022 13h57
13/09/2022 – Na próxima segunda-feira, 19, o Poder Legislativo de Novo Hamburgo deixará sua sede no Centro e se transferirá, por um dia, para a zona rural da cidade. Aproveitando os festejos farroupilhas, a Câmara realizará sua sessão plenária diretamente da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, na rua Albano Guilherme Konrath, 1305. A atividade terá início às 18h e será aberta ao público. Além da discussão de matérias e votação de projetos, a sessão especial também marcará a entrega do prêmio Mérito Farroupilha. A distinção será outorgada à própria Sociedade Gaúcha e ao tradicionalista Jalmar Lopes dos Reis.

Criada em 2010, a premiação reconhece entidades e personalidades de destaque na promoção e preservação da cultura gaúcha em Novo Hamburgo. Os homenageados deste ano foram indicados por lideranças da 30ª Região Tradicionalista e tiveram seus nomes avalizados pelos vereadores em plenário. Tanto Jalmar quanto um representante da Sociedade Gaúcha receberão uma placa comemorativa e um diploma ratificando o reconhecimento da Câmara às suas contribuições para a perpetuação de princípios e costumes.

Sessão especial

À exceção da homenagem, a atividade do dia 19 seguirá o mesmo rito de uma sessão ordinária noturna, com leitura do expediente, votação da ordem do dia e espaço destinado para o pronunciamento dos vereadores a respeito de assuntos de interesse público. No entanto, por ser realizada fora do Palácio 5 de Abril, ela recebe o nome de sessão especial. Embora prevista desde 2017 pelo Regimento Interno da Câmara, esta será a estreia da modalidade. Além dos assentos disponíveis no local, os hamburguenses também poderão assistir à sessão ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Saiba mais sobre os homenageados:

- Jalmar Lopes dos Reis: Natural de São Francisco de Paula, iniciou cedo sua ligação com o tradicionalismo. Ainda criança, ajudava em eventos promovidos pelo CTG Rodeio Serrano, de sua cidade natal. Após casar-se com Marlene Soares, mudou-se para Novo Hamburgo, onde constituiria sua família. Entre 1991 e 1993, atuou como patrão do CTG Terra Nativa, do bairro Canudos. Em seu primeiro ano de mandato, ajudou na criação da 30ª Região Tradicionalista, da qual seria eleito coordenador em 1999. Permaneceu no cargo por quatro anos. Em 2003, assumiu a patronagem do CTG Querência de Nova Hartz, encerrando sua gestão no ano seguinte. Aos 70 anos de idade, Jalmar tem se dedicado agora à organização, divulgação e acompanhamento de cavalgadas promovidas por entidades tradicionalistas da região.

- Sociedade Gaúcha de Lomba Grande: Fundada em 31 de janeiro de 1938 por um grupo de 22 amigos de origem alemã, a Sociedade Gaúcha foi criada para cultuar as tradições do Rio Grande do Sul, oferecer um espaço de recreação à comunidade local e estimular a prática de exercícios a cavalo. Atualmente, a entidade conta com seis departamentos, que se dividem na organização de atividades culturais, bailes, jantares, apresentações artísticas, rodeios, cavalgadas e torneios de truco. Em 2005, a história da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande foi reunida em um livro, de autoria do ex-patrão Aurélio Strack. A publicação está disponível para download no site da instituição.