Câmara realizará Seminário de Direitos Humanos em parceria com a Feevale

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/11/2018 16h29
20/11/2018 – Nos dias 23 e 24 de novembro, a Universidade Feevale organiza, em parceria com a Câmara de Novo Hamburgo, o 3º Seminário de Direitos Humanos. A edição deste ano terá como temática principal os desafios e os avanços propiciados pela Declaração Universal proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que completa 70 anos em dezembro. O evento terá início na sexta-feira à noite, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio Azul do Campus 2 da Feevale, e continuará no sábado pela manhã, às 9h30min, no Plenário da Câmara. As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas pelo e-mail escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br.

O seminário é promovido pela Universidade Feevale, a partir da iniciativa dos projetos de extensão Educação em Direitos Humanos e O Mundo em NH, e conta pela primeira vez com a parceria da Câmara, por meio da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) e da Escola do Legislativo. O primeiro dia do evento contará com as manifestações iniciais da professora Márcia Cardoso, coordenadora do projeto Educação em Direitos Humanos, e do presidente da Codir, Enio Brizola (PT). A partir disso, a professora Cristiane Dutra, mestre em direito e pesquisadora nas áreas de direitos humanos e xenofobia, conduzirá palestra com reflexões sobre a Declaração Universal e os compromissos advindos de sua implementação.

No sábado, o recorte será para a questão do acolhimento a migrantes, tema recorrente de discussões dentro do Parlamento hamburguense. A mesa de debate será composta pelo servidor público Bruno Pilla, bacharel em relações internacionais, mestre em ciência política e agente da Delegacia de Imigração da Polícia Federal em Porto Alegre; pela socióloga Laura Zacher, servidora responsável pelo Setor de Sociologia da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul; e pelo professor de direito da Universidade Feevale Renato Selayaram. Será emitido certificado a todos os participantes.

Últimos acertos

Na segunda-feira, 19 de novembro, a coordenadora do projeto Educação em Direitos Humanos, Márcia Cardoso, acertou junto ao presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), o presidente da Codir, Enio Brizola, e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, os últimos detalhes para a composição do seminário. A expectativa dos vereadores é que o evento proporcione, além do debate acadêmico, resoluções práticas, especialmente no que tange à formatação de políticas públicas de acolhimento a imigrantes.

Programação:

- Sexta-feira, 23 de novembro

Abertura: 19h30min

Palestra: “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, 70 anos depois: reflexões e compromissos”, ministrada pela professora Cristiane Dutra

Local: Auditório do Prédio Azul do Campus 2 da Universidade Feevale, na ERS-239, 2755, no bairro Vila Nova

- Sábado, 24 de novembro

Abertura: 9h30min

Debate: “O papel do Poder Público no acolhimento de migrantes e refugiados”, com o agente da Polícia Federal Bruno Pilla, a socióloga da Defensoria Pública da União Laura Zacher e o professor Renato Selayaram

Local: Plenário da Câmara, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro de Novo Hamburgo