Câmara realizará audiência pública sobre poda de árvores e Plano de Manejo do Parcão

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/08/2019 21h40
15/08/2019 – Por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente (Comam), composta pelo presidente Enio Brizola (PT), o secretário Cristiano Coller (Rede) e o relator Sergio Hanich (MDB), em parceria com o Movimento Roessler para Defesa Ambiental, a Câmara de Novo Hamburgo promoverá na próxima quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h, audiência pública para tratar duas temáticas. A primeira parte deve ser dedicada para debater proposta de manejo da arborização urbana de Novo Hamburgo apresentada pela RGE. Já o segundo momento discutirá a revisão do Plano de Manejo do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. A audiência ocorrerá no Plenário da Câmara, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Estão convidados para o evento órgãos públicos, associações de moradores, estabelecimentos de ensino, organizações sem fins lucrativos, entidades representativas e iniciativa privada. A mesa de debates deverá ser composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, RGE e Geoprospec, empresa contratada pela Prefeitura para realizar o Plano de Manejo do Parcão. A discussão será conduzida pela Comam e contará com exposição do Movimento Roessler. 

Parcão

Segundo a Prefeitura, o plano de manejo consiste em um instrumento de equilíbrio entre a natureza e o convívio da comunidade no parque, regrando espaços de uso e preservação. Entre as principais ações está a previsão de questões relacionadas a educação ambiental, comunicação, fiscalização, programas de pesquisas e, especialmente, corte e manejo de árvores exóticas invasoras, que se tornam uma ameaça a espécies nativas. Integrantes do Movimento destacam ainda outros pontos que precisam ser discutidos, como o risco potencial de estresse à fauna e flora local pelo excesso de visitação e pelo impacto da iluminação artificial.