Câmara protocola proposições elaboradas pelos vereadores mirins

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/11/2019 20h32
06/11/2019 – A terceira edição do Projeto Vereador Mirim teve sua grande sessão no último dia 29. Juntos, os estudantes eleitos puderam apresentar propostas de melhorias para suas escolas, seus bairros e a cidade como um todo. Na sessão plenária desta quarta-feira, 6, as matérias foram reapresentadas e aprovadas pelos 14 integrantes da Câmara. O trâmite é necessário para dar continuidade e legitimidade às proposições, garantindo a elas o normal prosseguimento das peças do Legislativo.
Câmara protocola proposições elaboradas pelos vereadores mirins

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Ao todo, os vereadores mirins apresentaram seis indicações, quatro requerimentos, duas moções e dois pedidos de providências. Como um dos requerimentos era específico para a sessão exclusiva do projeto, apenas as outras 13 matérias foram protocoladas, todas assinadas pelos 14 parlamentares que compõem a atual legislatura hamburguense. Os vereadores mirins, presentes à sessão desta quarta-feira, puderam defender novamente na tribuna suas proposições. Eles ainda devem participar de uma atividade final, marcada para o dia 4 de dezembro, para acompanharem o andamento de suas reivindicações.

Confira todas as proposições do Projeto Vereador Mirim 2019:

- EMEF Bento Gonçalves

Os vereadores mirins Ana Cláudia Oliveira e Marcelo Pavani assinaram dois requerimentos. Um deles solicita informações às Secretarias de Administração e de Cultura sobre iniciativas adotadas pelo Município para o desenvolvimento de estratégias de comunicação digital envolvendo jovens de 13 a 19 anos. O texto também questiona a viabilidade de criação de projetos de produção audiovisual, montagem de estúdio municipal ou o desenvolvimento de canais de divulgação que estimulem uma cultura de compartilhamento de informações. A dupla da escola de Lomba Grande ainda abriu espaço para que o diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, apresentasse o trabalho da pasta relacionado aos atrativos do bairro rural da cidade, o que ocorreu dentro da própria sessão do Vereador Mirim.

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Os estudantes Esdra de Vargas e Thiago Marques propuseram duas indicações de estudo de viabilidade para a Prefeitura. A primeira se refere à construção de uma cisterna na escola para a irrigação da horta mantida na EMEF Eugênio Nelson Ritzel. Já a segunda pede uma pista de atletismo em terreno público ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Beija Flor, no bairro São José.

- EMEF Machado de Assis

Ayman Lazzarotto e Maria Clara de Souza questionam a viabilidade de revitalização da praça situada atrás da Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo, no bairro Canudos. Os vereadores mirins sinalizam a importância da colocação de brinquedos, bancos ou mesmo a criação de uma academia ao ar livre, além do incentivo à adoção do espaço pela comunidade escolar da EMEF Machado de Assis. Os alunos também elaboraram moção de aplauso aos alunos do 3º Ano B pela criação do aplicativo Ilumina Já!, que trata do consumo razoável de energia elétrica.

- EMEF Monteiro Lobato

As jovens parlamentares Beatriz da Silva e Maria Eduarda Cardoso pedem a pavimentação da rua Pedro Boll Filho, em especial no trecho junto à rua Sepé Tiaraju, nas proximidades da EMEF Monteiro Lobato. As alunas também reivindicam maior cuidado quanto ao recolhimento de resíduos no local. A outra matéria elaborada pelas vereadoras solicita estudo de viabilidade para a criação de uma área de lazer ao lado do prédio da escola com a instalação de bancos e aparelhos para atividade física. Atualmente, alunos da educação infantil têm trabalhado ações de preservação do espaço.

- EMEF Padre Reus

Representando a escola do bairro Santo Afonso, Matheus Ramires e Vitória de Andrade formalizaram pedido de providências para a Praça dos Jerivás Anildo Koch. As reivindicações incluem limpeza, revitalização da cancha de areia, melhorias na iluminação e reforma e pintura dos brinquedos. Os alunos também sugerem instalação de academia ao ar livre no canteiro central da rua Marquês de Olinda. Eles entendem que a melhoria contemplaria os moradores da Vila Kroeff e do bairro em geral, região com grande concentração de pessoas idosas.

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Rodrigues e Vitória dos Passos redigiram moção de aplauso à diretora Carla Teixeira pela vida funcional dedicada à EMEF Prudente de Moraes. A homenagem marca a aproximação à aposentadoria da professora, prevista para o final do ano. Além disso, os estudantes pediram informações à Secretaria de Saúde sobre a possibilidade de acolhimento e atendimento psicológico em unidade de saúde do bairro São Jorge.

- EMEF Senador Salgado Filho

As vereadoras mirins Diana de Carvalho e Eduarda da Silva sugeriram a realização de estudo de viabilidade para a instalação de grades ou telas nas bocas de lobo, objetivando impedir o entupimento da rede de esgoto com a entrada de resíduos sólidos. As alunas lembram que a Câmara chegou a aprovar projeto de lei nesse sentido, mas que acabou vetado pelo Executivo. As parlamentares também solicitam estudo quanto à colocação de pontos de coleta de resíduos espalhados pela cidade, especialmente nos bairros mais populosos. Elas reforçam que a temática já foi abordada nas duas primeiras edições do Vereador Mirim e pedem informações sobre manifestação da Prefeitura quanto à implementação de um plano de trabalho para a instalação dos ecopontos.

 

Etapas do projeto

Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para formatar seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.

Diplomados durante sessão ordinária, os vereadores mirins participaram de oficinas, nas quais receberam orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. As matérias foram apresentadas e defendidas durante sessão conduzida pelos próprios estudantes. O projeto ainda contará com uma atividade final, marcada para o dia 4 de dezembro, que permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.

 

Conheça os vereadores mirins titulares:

- EMEF Bento Gonçalves

Ana Cláudia Krause Oliveira

Marcelo Pavani

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Esdra Kamily da Silva de Vargas

Thiago Marques

- EMEF Machado de Assis

Ayman Moraes Porto Lazzarotto

Maria Clara Schmitt de Souza

- EMEF Monteiro Lobato

Beatriz Huhn da Silva

Maria Eduarda Mello Cardoso

- EMEF Padre Reus

Matheus Loha de Oliveira Ramires

Vitória Correa de Andrade

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Balduíno Vogel Rodrigues

Vitória Natália dos Passos

- EMEF Senador Salgado Filho

Diana Henicka de Carvalho

Eduarda Simon da Silva

 

Conheça os suplentes:

Amanda Freitas Bueno (EMEF Padre Reus)

Guilherme Gomes de Oliveira (EMEF Machado de Assis)

Helen Blank Brum (EMEF Senador Salgado Filho)

Kauan da Silva Capitani (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)

Manuela Vieira de Oliveira (EMEF Bento Gonçalves)

Muriele de Brito Cardoso (EMEF Presidente Prudente de Moraes)

Nicolas Patrick da Silva (EMEF Monteiro Lobato)