Câmara melhora serviços prestados à comunidade ao colocar no ar nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

por Tatiane Souza última modificação 29/06/2018 17h30
29/06/2018 - A partir desta quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo passa a utilizar a versão 3.1 do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta por meio da qual a Casa organiza a tramitação de matérias legislativas e outros processos. Todo cidadão, de qualquer lugar do mundo, pode acessar essas informações e, agora, com mais facilidade e agilidade, o que amplia a transparência.

Redesenhado para uma plataforma mais amigável e colaborativa, a nova versão traz duas novidades: os “Textos Articulados”, desenvolvidos para compilação de proposições, matérias legislativas e normas jurídicas, e o Painel Eletrônico, uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das reuniões plenárias, que facilitará os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações, o controle de tempo dos pronunciamentos dos parlamentares e o entendimento do público que acompanha os trabalhos dos vereadores nas sessões.

Desenvolvido no âmbito do Programa Interlegis do Senado Federal, o SAPL é um instrumento gratuito destinado à informatização do funcionamento de casas legislativas, em especial de câmaras municipais.

O trabalho de migração para a nova versão foi realizada pela equipe de Tecnologia de Informação do Legislativo hamburguense, em especial pelos servidores Cristian Eduardo Longhi, Adriano Gomes e Leonardo Staudt.  Os setores de Secretaria, Protocolo e Atas, em especial o chefe do setor de Apoio Legislativo, servidor Artemio Friedrich, participaram ativamente da fase de teste da nova versão, contribuindo com sugestões e indicando possíveis erros do sistema.

Conheça o novo SAPL