Câmara inicia campanha de arrecadação de obras literárias para a Biblioteca Municipal

por Tatiane Souza última modificação 10/07/2019 21h36
10/07/2019 – O Legislativo hamburguense quer incentivar a doação de livros de literatura adulta e infantojuvenil. O objetivo é incrementar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, prestes a ter suas portas reabertas à população. Para isso, a Câmara lançou nesta quarta-feira, 10 de julho, a campanha “Já imaginou ajudar alguém a embarcar nessa aventura?”. O anúncio foi realizado pelo presidente Raul Cassel (MDB) durante a sessão plenária. Uma caixa coletora ficará posicionada no saguão do Palácio 5 de Abril para receber as doações, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de julho.
Câmara inicia campanha de arrecadação de obras literárias para a Biblioteca Municipal

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O diretor da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, esclareceu que a proposta resulta de uma atualização do projeto Compartilhando o Saber, instituído por meio do Decreto Legislativo n° 10/2014, que visava à arrecadação e doação de livros em prol da Biblioteca Pública. Na ocasião, foi instituída a Semana Compartilhando o Saber, que seria realizada junto ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro. Naquele ano, diversos títulos didáticos foram destinados ao acervo. Desta vez, a ideia é concentrar a ampliação em volumes de prosa e verso, principal carência do espaço. 

Ao lado do secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, o presidente do Legislativo salientou que, ao longo dos próximos dias, materiais gráficos elaborados pela equipe de comunicação social da Câmara intensificarão a divulgação da ação. A iniciativa deverá ser veiculada nas redes sociais dos dois poderes, bem como em jornais e rádios locais e durante a programação da TV Câmara. Cartazes e marcadores de página reforçarão o convite para a adesão à campanha. 

A jornalista da Casa Maíra Kiefer e o estagiário de publicidade e propaganda, Lucas Fillmann, responsáveis pela criação dos materiais, utilizaram a tribuna, a convite do presidente, para trazer mais explicações sobre a iniciativa. “Esse desafio de criar uma campanha para incrementar o acervo da Biblioteca Municipal Machado de Assis foi nos dado pelo diretor Deiwid. A ideia é mostrar o quanto as obras de literatura propiciam uma viagem ao leitor e, por isso, as peças trazem um navio, uma viagem, uma aventura por meio da leitura”, destacou Maíra. 

Acervo

A servidora Maria Denise Konarzewski, responsável pela biblioteca Machado de Assis, aponta que o acervo de literatura totaliza 13.034 títulos diferentes, sendo 8.872 obras destinadas a adultos e 4.162 ao público infantojuvenil. Se somados a livros de não-ficção, a quantidade total chega a 42.828. Ainda conforme a bibliotecária, nos últimos nove anos foi contabilizada a não devolução de 1.797 exemplares. Para repor essas obras extraviadas, a campanha busca incrementar as opções disponíveis de romances, novelas, contos e poesia para os mais de 11 mil leitores registrados. Denise acrescenta que, em média, 14 mil livros são emprestados anualmente. 

Reforma

Situada em prédio construído em 1908, a biblioteca passou a ser sediada na Praça da Bandeira, 66, no Centro, a partir de 18 de fevereiro de 1982. Em obra desde agosto de 2018, o imóvel, tombado como patrimônio público em 1978, terá o acesso liberado no próximo mês. De acordo com a Secult, o espaço passou por melhorias como a troca do telhado; adaptação dos banheiros; colocação de piso tátil; reforma do anexo que abrigará o Arquivo Público; nova entrada de energia elétrica; e, ainda em processo, a informatização do sistema e a adaptação da rede lógica. 

Onde doar?

As doações dos livros devem ser realizadas diretamente na Câmara, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3594-0522.

registrado em: