Câmara homenageia os 40 anos da União FM

por Jaime Freitas última modificação 11/03/2020 21h08
11/03/2020 – Primeira emissora em frequência modulada a atuar no Vale do Sinos, a rádio União FM comemorou 40 anos de música e informação no último dia 6. Para marcar a data, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Gerson Peteffi, propôs um momento de homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 11.
Câmara homenageia os 40 anos da União FM

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

"Nós que gostamos da boa música, das informações, da conectividade, de saber antes o que está acontecendo nas primeiras horas do dia, temos ciência da importância da Rádio União em nossas vidas”, disse o presidente da Casa, na abertura da homenagem". Conforme apontado pelo vereador Gerson Peteffi, a emissora, em seus 40 anos, é uma grande referência na vida dos hamburguenses. “Quero aqui fazer um parêntese, durante mais de 20 anos, todos os domingos de manhã, enquanto esteve aqui conosco, meu sogro escutou as bandas alemãs no programa ‘Folclore’. A conexão com seu ouvinte também se dá através do coração, dos valores culturais que ela mantém e preserva ainda hoje. A música é maravilhosa para as pessoas que, muitas vezes, estão tão atribuladas no dia a dia, presas no trânsito. Faz uma enorme diferença na vida de cada um de nós”.

Segundo o parlamentar, a Rádio União não parou no tempo e se modernizou, levando cultura, informação e experiências novas para um público cada vez mais jovem, por meio das redes sociais e plataformas digitais. “Eu quero deixar aqui a saudação de uma pessoa que desde a sua juventude aprecia e é fã da Rádio União. Ela está sempre presente na vida do hamburguense, presente na vida da nossa comunidade. É uma rádio diferenciada e que hoje, chegando aos 40 anos, mostra que o trabalho que vocês e que os seus antecessores fizeram também consolidou a rádio como um veículo de informação de confiança. Desejo a vocês muito sucesso. Vocês estão de parabéns. Que a rádio continue assim, com credibilidade, com inovação e com qualidade. Vocês chegarão aos 80 anos com muita facilidade e com muito sucesso”, finalizou o autor da homenagem.

Na sequência, Inspetor Luz ocupou a tribuna para parabenizar a emissora radiofônica. Ele lembrou que, quando fundada, em 6 de março de 1980, foi a primeira no dial FM a ser inaugurada na região do Vale do Rio dos Sinos, enaltecendo pela cobertura que o veículo faz, além da região onde está inserida, a Região Metropolitana e a Serra gaúcha, com músicas nacionais e internacionais, informes gerais e boletins de notícias ao longo de sua programação. “Muitas rádios AM querem chegar no FM e não conseguem, têm dificuldade, pois irradiar em FM também é sinônimo de qualidade. Quando vou a Porto Alegre, continuo escutando a União, pois o som é transmitido além daqui, com o melhor nível para o ouvinte”, disse o edil, que falou em nome dos vereadores Vladi Lourenço e Gabriel Chassot.

Enio Brizola disse que conheceu a Rádio União quando trabalhava na indústria calçadista, em 1982. “Eu era sapateiro e a empresa na qual trabalhava deixava o rádio sintonizado, manhã e tarde, na União. Escutávamos, de vez em quando, além das músicas clássicas, ‘roquezinho’. Sabem como é, na época, a gurizada se animava um pouco mais, pois o ruído das máquinas se harmonizava com o som da nossa querida Rádio União”, relatou o vereador.

Patricia Beck lembrou da tranquilidade ao entrar em consultórios médicos sintonizados na Rádio União. “Ao escutá-la ficamos mais tranquilos e serenos, principalmente na hora de ficar à frente do médico para uma consulta de saúde. São 40 anos de histórias, de entretenimento, de informação, de desafios em manter nas ondas de rádio a qualidade e o sucesso que vocês hoje representam, não só em Novo Hamburgo, mas também em Pelotas, onde vocês também irradiam. A minha mãe, por exemplo, a dona Regina Beck, lá em Taquara, adora ouvir o Martin Behrend. Aqui, todos os comunicadores precisam se sentir homenageados e também todos aqueles que estão por trás desta grande rádio, desde quem fica na recepção daquele belíssimo prédio, localizado no topo de Novo Hamburgo, aos que ocupam os microfones, os técnicos que fazem as ondas do rádio se espalhar pela região, quem voa de helicóptero, informando como está o trânsito de manhã, enfim todos aqueles que fazem a Radio União ser o que é, um veículo de comunicação de qualidade, independente do comunicador, independente do programa”, frisou a parlamentar, que falou em nome dos vereadores Enfermeiro Vilmar e Nor Boeno.

Daniel Alexandre Möller, da Diretoria Executiva da empresa Fundação Sinodal de Comunicação, destacou o vínculo da rádio, por meio da entidade, com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e fez uma reflexão pela passagem dos 40 anos da emissora e sobre a homenagem. “Conseguimos identificar um propósito em comum com esta Casa Legislativa, que é o ideal de servir à comunidade. Isso aconteceu desde o início da operação da Rádio União”, disse o diretor.

Möller informou que na última sexta-feira, data do aniversário da rádio, todos que fazem parte do veículo de comunicação foram surpreendidos com belas manifestações de ouvintes. “Lindas manifestações que vêm do público, de tantos e distintos lugares onde nossas ondas irradiadas chegam e que, às vezes, não nos damos conta. Nós servimos diariamente quando damos voz ao que faz bem, que é o nosso lema atual, e isso está presente há 40 anos na rádio. Nós damos voz ao que faz bem quando somos lembrados por belos exemplos aqui citados, quando mantemos uma programação musical de excelência, um produto que chega bem e com qualidade ao ouvido dos nossos ouvintes e também anunciantes, mas também quando trazemos informações atualizadas, dinamismo, otimismo e, sobretudo, mensagens de esperança. É aí que está o propósito da rádio. Nós fazemos isso com alegria, mas também com grande responsabilidade. Agradecemos a homenagem e aos nossos ouvintes, que têm nos alavancado e mantido nosso propósito ao longo desses 40 anos, nos incentivando a continuar prontos para o futuro, em pleno crescimento e a todo vapor. Mais uma vez, muito obrigado".

Ao final da homenagem, o presidente da Câmara entregou um quadro comemorativo com a homenagem à rádio.

União FM

Trilha sonora de diferentes gerações, a União FM foi fundada em 6 de março de 1980. Localizada no bairro Vila Nova, a emissora se destaca atualmente por misturar clássicos e novidades do mundo da música com as principais notícias do dia, levando cultura e experiências diferenciadas a sua audiência. Através da frequência 105.3 mega-hertz, a rádio chega a ouvintes da região metropolitana, serra, litoral e Vales do Sinos, Caí, Jacuí e Paranhana. Desde 2007, a emissora também está presente no sul do estado, com a abertura de uma filial em Pelotas.

registrado em: