Câmara homenageia os 25 anos do Ciep de Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/10/2019 21h15
02/10/2019 – Inaugurado como um centro integrado de educação pública, cujo objetivo era oferecer atividades em turno integral, o Ciep de Canudos, oficialmente Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, completou 25 anos de sua fundação no último dia 29. Para marcar a data e enaltecer a importância do estabelecimento educacional no bairro mais populoso da cidade, os vereadores Felipe Kuhn Braun (PDT) e Tita (PP), ambos integrantes da Comissão de Educação da Câmara, propuseram um momento de homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 2.
Câmara homenageia os 25 anos do Ciep de Canudos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Felipe destacou o instituto como uma das conquistas de Alceu Collares enquanto governador do Rio Grande do Sul. “O Ciep é um projeto educacional idealizado por Darcy Ribeiro. Muitas dessas instituições foram não só planejadas, mas idealizadas por Alceu Collares, no Rio Grande do Sul, e Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. Temos no colégio Seno Frederico Ludwig uma importante escola com mais de mil alunos nesse bairro-cidade que é Canudos. Se hoje não falamos mais da construção de escolas como desenvolvimento da educação, se hoje falamos sobre projetos pedagógicos, é porque essa necessidade foi enfrentada anos atrás”, recordou o presidente da Comissão de Educação.

O proponente ainda salientou o engajamento dos professores por um ensino cada vez mais qualificado. “Esta escola, que leva o nome de uma pessoa que fez muito pela cidade, contribui bastante para a educação dos nossos jovens, com seu alto grau de desempenho e qualidade. Enquanto representantes da comunidade, ficamos muito felizes de termos professores lutando pela educação e por um presente e futuro melhor para os nossos jovens através da formação educacional, cultural e pessoal”, acrescentou.

Enio Brizola (PT) lembrou o uso do espaço escolar para abrigar pessoas que tiveram suas casas alagadas em diferentes momentos do último quarto de século. “Foram cinco ou seis vezes que a escola abriu mão de funcionar 100% em nome da solidariedade. A escola abriu as suas portas. Não é qualquer instituição que faz o que essa escola fez. Pessoas dormiram e se alimentaram lá por meses. Por isso esta homenagem se torna muito mais grandiosa, justa e merecida”, pontuou o vereador.

O presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), lembrou seus tempos de vice-prefeito para reiterar o discurso de Brizola. Também nos socorremos do Ciep de Canudos para atendermos pessoas flageladas pela enchente, que destruiu muita coisa, de objetos a esperanças e perspectivas de vida. Hoje, a escola serve de maneira muito especial para 1,1 mil alunos. Temos que retomar a valorização das escolas estaduais, o reconhecimento pelo trabalho de seus professores e a participação dos alunos de maneira desafiadora. Precisamos fazer mais. O mundo pertence a pessoas voluntariosas e que praticam atividades solidárias. E é isso que a escola tem que ensinar. Parabéns pelos 25 anos, e que o Ciep esteja renovado e pronto para os muitos outros desafios que virão”, sinalizou.

O diretor do Ciep, José Silon Ferreira, agradeceu o reconhecimento e o registro pela passagem dos 25 anos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig.Esta homenagem é mais do que justa. Fiquei meio perplexo, quando cheguei à cidade, por essa escola não ter a visibilidade que merece em Novo Hamburgo. Dela saíram muitos profissionais e pais de família. Precisamos viabilizar e visibilizar os nossos estudantes. Temos que trabalhar a política com esses jovens. Temos que ter mais homens e mulheres ocupando espaços públicos e políticos. Precisamos ter as portas mais abertas. Precisamos continuar lutando pelo direito à educação”, enfatizou Ferreira.

O Ciep

Sediado na rua Amalie Thon, 50, no bairro Canudos, o Ciep foi fundado, sob a direção do professor José Eli Telles da Silveira, em 29 de setembro de 1994. Atendendo exclusivamente ao ensino fundamental, a escola contava com aproximadamente 450 estudantes. Em 2000, já também com turmas de ensino médio, o agora Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig ampliava sua cobertura e absorvia uma demanda importante daquela região da cidade. Hoje, o colégio conta com cerca de 1,1 mil alunos, orientados por 47 professores.