Câmara homenageia os 20 anos da Igreja Batista Filadélfia do Kephas

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/03/2022 19h30
09/03/2022 – A Igreja Batista Filadélfia completou duas décadas de presença na zona norte de Novo Hamburgo no último dia 16. O aniversário do centro evangélico recebeu a atenção da Câmara durante a sessão desta quarta-feira, 9. Por iniciativa do vereador Darlan Oliveira (PDT), os parlamentares reservaram o início das atividades para um momento de celebração ao trabalho desenvolvido na região do Kephas, no bairro Diehl.
Câmara homenageia os 20 anos da Igreja Batista Filadélfia do Kephas

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

“O que começou como uma instituição pequena, com poucos membros, hoje é uma grande e acolhedora igreja. Uma igreja que trabalha com obra social e que alimenta a nossa comunidade. Em uma região periférica onde muitas pessoas não têm o que vestir e o que comer, essa igreja faz um trabalho muito bonito, organizando almoços e trabalhando com a dependência química, sempre pronta para ajudar o próximo. Mesmo eu sendo membro da Assembleia de Deus, tenho a Igreja Batista Filadélfia como um exemplo dentro da nossa comunidade”, destacou Oliveira.

Fundada por Ademir Lopes Nunes no dia 16 de fevereiro de 2002, a Igreja Batista Filadélfia do Kephas é comandada hoje pelo pastor Valmor da Conceição. Da tribuna, ele agradeceu o reconhecimento da Câmara e contou sobre a sua relação com o centro religioso. “Quando eu entrei na Igreja Batista Filadélfia, há 13 anos, falei para a minha esposa que havia sentido algo diferente. Comecei a congregar, fui obreiro e sigo lá até hoje. Há quatro anos, o pastor falou em um culto que havia achado em mim seu sucessor. Eu achei que andaria com ele por 20 anos, aprendendo todas as coisas, mas ele partiu. Mas hoje vejo que é Deus quem nos escolhe e nos capacita”, afirmou o pastor.

Além da sede no Kephas, a Igreja Batista Filadélfia mantém hoje outros dois espaços, nos bairros Boa Saúde e Rincão. “Costumo dizer que a Batista Filadélfia é uma denominação, mas oramos por todos. Nossos brechós, evangelismos e até a parte de alimentação são abertos a todas as religiões. O Senhor é um só e não escolhe cor, raça ou cargo eclesiástico”, salientou.

A vereadora Tita (PSDB), que ocupou a primeira-secretaria durante a sessão desta quarta-feira, fez questão de parabenizar o pastor pelo trabalho realizado. “Uma igreja não precisa ser grande, mas deve ter um grande coração. E é o que vemos acontecer no espaço que vocês mantêm. Sabemos o quanto vocês ajudaram sua comunidade durante a pandemia”, pontuou.

Raizer Ferreira (PSDB) admitiu não conhecer a Igreja Batista Filadélfia, mas enalteceu o impacto das instituições religiosas na vida dos hamburguenses. “Nasci em um lar cristão. Meus avós foram fundadores da primeira igreja batista na cidade onde nasci. Aprendi desde muito pequeno sobre questões sociais, sobre ajudar pessoas e sobre o evangelho. Não conheço pessoalmente o trabalho de vocês, mas conheço muitos ministérios aqui. Temos quase mil igrejas na nossa cidade. E isso é muito importante, porque tenho certeza absoluta que, em momentos de necessidade, são os braços que ajudam o Executivo a chegar aonde o poder público não consegue, principalmente dentro dos lares e do coração das pessoas”, frisou.

A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) corroborou o discurso do colega. “Estar à frente de um trabalho evangélico exige muita coragem, fé e força de vontade, porque as lutas são grandes. Admiro todas as igrejas, que servem, sim, como um braço do Executivo, auxiliando a comunidade. Vocês estendem uma mão amiga ao aflito, ao desesperado, àquele que muitas vezes chega à porta da nossa igreja desesperançoso. São vocês que tiram a pessoa dessa situação. A igreja é um pronto-socorro espiritual”, concluiu a parlamentar.

registrado em: