Câmara homenageia Esporte Clube Novo Hamburgo pela conquista do Gauchão 2017

por melissa-barbosa — última modificação 12/05/2017 00h51
11/05/2017 – Na noite desta quinta-feira, 11, foi realizada uma sessão solene em homenagem ao Esporte Clube Novo Hamburgo pela conquista do Campeonato Gaúcho 2017. A vitória foi alcançada no domingo, dia 7. Na Mesa Diretora, estavam a presidente da Casa, Patricia Beck (PPS), o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Schimidt, representando a prefeita, Fátima Daudt, o presidente executivo do Esporte Clube Novo Hamburgo, Juarez Valentin Radaelli, e Rosalvo Antônio Johann, membro do Colegiado do time. A solenidade começou com a apresentação de um vídeo, produzido pela TV Câmara, sobre a trajetória que levou à conquista da taça.

Falas dos vereadores

Patricia abriu os trabalhos e frisou que a homenagem é simples, mas com muito sentimento. “O time não apenas entra na história por sua trajetória, mas por presentear as pessoas com o Campeonato Gaúcho. É um título mais do que merecido. E a paixão nacional é o futebol, é um esporte que reúne famílias para torcer.”

O vice-presidente, Naasom Luciano (PTB), destacou que a mídia sempre destaca a dupla GreNal, que concentra também a maior parte das verbas dedicadas ao futebol – mas o ECNH destacou-se por seu esforço e dedicação. O vereador também afirmou que, nos últimos dias, a palavra mais procurada no Google foi “Novo Hamburgo”, de acordo com informações da própria empresa. E destacou que o Município deve dar mais apoio ao clube.

Felipe Kuhn Braun (PDT) salientou que a vitória do ECNH ajuda os hamburguenses a viver os dias com mais esperança. “Uma esperança que se conseguiu com muito trabalho, força, fé e determinação. Que venham novas vitórias!”

Raul Cassel (PMDB) contou que sempre acompanha os jogos do Novo Hamburgo. Ele apontou que, quando criança, fazia as aulas de educação física na sede do clube na época. E que, como médico, também teve a sua participação na história do futebol hamburguense.

Fernando Lourenço (SD) contou que estava no estádio no domingo com sua família. “Foi uma experiência ímpar.” Ele frisou que o clube não se acovardou, mas manteve o pé no chão, sempre com humildade. “O Novo Hamburgo está de parabéns, desde o roupeiro até o presidente”, finalizou.

Enio Brizola (PT) disse que o sistema atual privilegia os grandes clubes, em detrimento dos pequenos. “Por isso, essa vitória não foi pouca coisa, e ajudou a aumentar a autoestima dos hamburguenses em tempos tão difíceis.”

“A gente sabe que foi sofrido, todos sofremos junto, mas os jogadores lutaram”, falou Enfermeiro Vilmar (PDT). “Todo mundo conhece a história do Novo Hamburgo agora.” Ele também discorreu sobre a importância de se apoiar o time, tanto como torcedores como por meio das instituições.

Estavam também presentes os vereadores Inspetor Luz (PMDB), Sergio Hanich (PMDB), Vladi Lourenço (PP) e Gerson Peteffi (PMDB).

Representantes do clube

Rosalvo Antônio Johann, membro do Colegiado do ECNH, contou que o time enfrentava problemas financeiros deste o início desta campanha. Porém, disse, com muito empenho, foi possível formar um time que provou ser campeão e pagar os atletas sempre em dia. “Formamos uma verdadeira família. Não nos apequenamos, enfrentamos tudo com muita raça.” Por fim, ele disse que o clube ainda precisa da ajuda da comunidade.

O presidente do ECNH, Juarez Valentin Radaelli, também se mostrou preocupado com o futuro do time, devido a questões financeiras. “Mas agora, falando de coisa boa, quero parabenizar a todos do Novo Hamburgo”, destacou, citando o nome de vários integrantes da equipe.

Papel do Executivo

O secretário de Esporte e Lazer, Jorge Schimidt, disse que já existe uma reunião agendada entre os dirigentes do ECNH e a prefeita, Fátima Daudt. Ele apontou que o esporte traz muitos benefícios para uma comunidade.

Quadros comemorativos

Após as falas, os vereadores entregaram aos representantes do ECNH presentes quadros comemorativos.