Câmara homenageia cidadãos e entidades pela manutenção de espaços públicos

por Daniele Silva última modificação 22/09/2021 18h59
22/09/2021 – Por iniciativa do presidente Raizer Ferreira (PSDB), a Câmara de Novo Hamburgo resgatou este ano a concessão do Prêmio Primavera. Criada em 2009, a homenagem reconhece moradores e entidades públicas e privadas que se dedicam à manutenção e conservação de praças, canteiros e calçadas da cidade. Em 2021, foram quatro agraciados, sendo três cidadãos e uma empresa. As indicações foram todas feitas por parlamentares e aprovadas por unanimidade em plenário. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 22, durante a abertura da sessão plenária.
Câmara homenageia cidadãos e entidades pela manutenção de espaços públicos

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Agraciados com o Prêmio Primavera em 2021:

- Alzemiro Osório Martins (indicação da vereadora Tita): manutenção e conservação do Parque do Trabalhador, no bairro Primavera;

- Marli Michel (indicação do vereador Cristiano Coller): manutenção e conservação da Praça Punta del Este, no Centro;

- Rubem Schneider (indicação do vereador Gustavo Finck): manutenção das árvores plantadas junto à ciclovia Victor Nicolau Körbes, sob os trilhos da Trensurb;

- Centro de Formação de Condutores (CFC) Valderez (indicação do vereador Felipe Kuhn Braun): manutenção, revitalização e melhorias no canteiro central da avenida Nações Unidas em frente à unidade da empresa no bairro Ideal.

Raizer explicou que, ao observar algumas leis existentes na Casa, resolveu resgatar o prêmio, para valorizar as pessoas que cuidam da cidade. O presidente lembrou também do cidadão João, servidor aposentado que embeleza o canteiro da Prefeitura, que devido à timidez recusou-se a receber a premiação.

Coller enalteceu o trabalho de Marli Michel. Mãe de sete filhos, a funcionária da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) faz a diferença no espaço localizado em frente ao shopping. O suplente Joel Gross (PSDB), que já esteve à frente da Comur e agora atua como diretor administrativo-financeiro, frisou o carinho da prestadora de serviços com as plantas do local. Finck citou o empenho de Paulo Killing na arborização no entorno da ciclovia, mas lembrou que seu homenageado é responsável pelo cuidado e manutenção dos ipês-amarelos plantados ao longo da avenida Primeiro de Março.

Morador do bairro primavera há mais de 50 anos, o conhecido Tio Lico, indicado pela vereadora Tita, está sempre preocupado em embelezar a frente do Parque do Trabalhador. “Em nome dele, lembramos também de muitas pessoas que querem uma cidade melhor. O Tio Lico utiliza restos de madeira para fazer bancos e deixar aquele espaço mais aconchegante para os que passam por ali. É um exemplo para as novas gerações.”

Felipe falou sobre o trabalho desenvolvido pela CFC Valderes, representado pelo diretor Robson Miranda. “Uma empresa que faz parte do cotidiano dos cidadãos do Vale dos Sinos e atua também com um olhar especial à cidade, conscientizando para melhoria no trânsito e cuidando do meio ambiente.”

Gerson Peteffi (MDB) ressaltou também a intervenção da empresa no entorno dos trilhos do trem. “As melhorias chamam a atenção da sociedade e do poder público federal para a obra inacabada pela Trensurb.” Para o vereador, a Trensurb deveria seguir o exemplo e finalizar as margens direitas do arroio, pois representam risco à população.

Após as falas dos vereadores, os agraciados receberam uma placa de homenagem. Na tribuna, Miranda agradeceu, em nome de todos, pelo reconhecimento do Legislativo. “Ao receber um prêmio desses, percebemos a responsabilidade que temos diante da sociedade. Entendemos que espaços vazios podem ser ocupados para o bem e para o mal. Por isso, decidimos contribuir com o cuidado, como forma de retribuir por tudo que recebemos ao explorar uma atividade comercial. Que possamos estimular que mais pessoas participem dessas ações e contribuam com o cuidado e embelezamento da nossa cidade.”

Por fim, Raizer lembrou que existem mais de 200 espaços como praças e canteiros adotados por empresas e pessoas físicas. E exaltou a todos que atuam voluntariamente, junto ao poder público, trazendo melhorias para o município.